quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um piquenique e a cascata Fraga da Pena


Fazer piqueniques e caminhadas por entre a natureza e lugares recônditos são, para mim, daqueles prazeres da vida que procuro incutir e passar às milhas filhas e até ao meu marido não era muito destas coisas. É das recordações mais queridas que tenho de infância e adolescência. Lembro-me que frequentemente fazíamos alguns piqueniques ao longo do ano e fiquei sempre com o gosto de todo o ritual desde a preparação à sua realização (que nesse tempo ficava à responsabilidade da minha mãe): planear o sítio a visitar, preparar a comida, procurar um lugar airoso e agradável para comer, desfrutar de ar fresco e de tudo de bom que isso traz para a nossa saúde física e mental. Na adolescência, as caminhadas pelas levadas da Madeira (cursos de água que atravessam as serras da ilha) eram frequentes no verão.

Como o tempo tem andado a pregar algumas partidas, sempre que o sol prolonga-se mais no céu nós temos tentado aproveitar para passear com as miúdas. Depois da ida à serra da Estrela este foi o segundo piquenique que fizemos este ano.
Tentei que a preparação do piquenique fosse muito simples mas garantindo uma refeição completa e saudável (ainda assim fui a primeira a estar fora da cama de manhã para garantir que saíamos a horas decentes e aproveitávamos bem o dia). Optei por um prato que pudesse ser comido frio e de forma fácil, principalmente para as miúdas: arroz integral com feijão azuki (rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B), acompanhado por uma salada semelhante à que descrevi aqui. Para temperar a salada fiz um molho muito simples: três partes de azeite para uma de vinagre balsâmico e umas pedras de sal, coloquei-o num frasco pequeno, agitei o fresco fechado para emulsionar bem. O molho foi à parte no frasco, para a salada ser temperada na hora da refeição e não queimar.




Fruta fresca, água, umas fatias do banana bread e bebida de arroz biológica para o lanche: tudo na geleira. Pratos, copos de plásticos (que no final são recolhidos, lavados e colocados na reciclagem) e talheres à parte (o que eu gostava mesmo era ter um daqueles cestos de piquenique que já tem os compartimentos e loiça própria para todos estes preparos, seria mais prático e até sustentável mas sinceramente nunca vi nenhum à venda), uma manta colorida e aqui vamos nós.


O local escolhido foi nos arredores da aldeia de Benfeita, concelho de Arganil. As fotos falam por si:

 


Para além do piquenique ter sido muito agradável, ficámos a conhecer um lugar idílico muito parecido às paisagens que eu tão bem conheço da minha ilha da Madeira: a cascata Fraga da Pena pertence à paisagem protegida da serra do Açor e localiza-se próximo da aldeia de Benfeita.



O caminho é de xisto e obviamente tortuoso. Subimos e descemos várias vezes por entre uma paisagem verde e luxuriante.




E quando lá chegámos...palavras para quê?





Só mesmo no regresso a casa as "três Marias" sucumbiram ao cansaço e adormeceram no carro. A nossa sorte é que o homem cá da casa não adormece tão facilmente e já está habituado a ter que aguentar o leme nestas alturas...

4 comentários:

  1. Que sítio espectacular! As fotos estão maravilhosas e a comidinha também . Também gosto muito de piqueniques, só estou à espera que o tempo melhore um pouco mais e as alergias passem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia: que bom vê-la por aqui e ter o seu feedback. Sim o sítio é mesmo muito bonito, se me mostrassem as fotos sem me dizerem onde ficava iria jurar que era na Madeira e afinal aqui tão próximo... Cá em casa também sofremos um pouco com as alergias e já começo a sentir os primeiros sintomas mas ainda assim deu para aproveitar :) Obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar