terça-feira, 22 de abril de 2014

Sobremesa de Páscoa: bolo de cacau e laranja



Como referi no post anterior, hoje trago-vos a sobremesa do almoço de Páscoa deste ano. Optei por duas receitas sem glúten, sem açúcar e sem produtos lácteos: bolo de cacau e laranja acompanhado por chantilly de coco. As receitas não são minhas mas sim de um blog que eu descobri recentemente e com o qual identifiquei-me de imediato: Petite Kitchen. A autora do blog, Eleanor Ozich, também tem uma filha com alergia ao glúten e também ela teve de adaptar a alimentação da sua família a esta realidade. Por outro lado, tal como eu, tem a preocupação de procurar ingredientes de qualidade e saudáveis. Ao longo destes anos de pesquisa e procura de alternativas sem glúten apercebi-me que muitas das receitas em livros, internet, etc., tentam antes de mais aproximar o resultado final às receitas com farinha de trigo (sabor, textura, consistência, etc.), recorrendo a mistura de farinhas brancas, altamente refinadas e processadas, não sendo por isso na maioria das vezes, opções saudáveis. A princípio também eu fiquei deslumbrada com estas farinhas que, com alguma facilidade, obtinha resultados muito semelhantes às receitas tradicionais com glúten. Com o tempo fui-me informando e apercebendo que esta não era a opção mais saudável, que o caminho tinha de ser outro e que o critério da minha escolha não podia ser apenas "isento de glúten". No blog que vos falo também encontro essa preocupação nas receitas que a Eleonor partilha e por isso tenho-o seguido atentamente. Atrevi-me até a escrever-lhe um e-mail e contar-lhe o quanto eu achava a nossa história semelhante: para meu espanto ela não só respondeu-me de forma atenciosa e simpática como também pediu o link do meu blog que eu esquecera de referir no meu próprio e-mail (nada de estranho em mim). Espero que gostem do blog tanto como eu.
Para já, deixo-vos as receitas e as fotos das minhas próprias tentativas neste passado domingo de Páscoa: 

Bolo de chocolate com laranja (receita original aqui)

Ingredientes
 2 laranjas (é importante que sejam biológicas porque a casca também é utilizada e é na casca que se encontra a maior concentração de resíduos de fertilizantes e pesticidas nos produtos de agricultura convencional);
1 chávena de amêndoas;
1 chávena de nozes e avelãs (a receita original refere 2 chávenas de amêndoas, mas como não tinha suficientes na segunda chávena usei nozes e avelãs);
4 colheres de sopa bem cheias de cacau de qualidade;
5 colheres de sopa bem cheias de mel de qualidade;
5 ovos biológicos;
Sementes de 1 vagem de baunilha (a receita original indica uma colher de chá de aroma de baunilha);
1/2 colher de canela em pó (não incluído na receita original);
1/2 colher de gengibre em pó (não incluído na receita original);
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;


Como eu fiz
Numa panela grande com muita água coloquei as duas laranjas inteiras e deixei-as cozer durante 1 hora, depois de levantar fervura. Escorri e deixei arrefecer as laranjas.
Coloquei as laranjas cortadas em metades na Bimby (podem fazer na vossa picadora ou misturadora normal) e moí bem as laranjas até ficar num creme macio.
Entretanto liguei o forno a 160º C. Adicionei os restantes ingredientes (a receita original não inclui as especiarias, mas quando moí as laranjas o aroma foi tão frutado e aromatizado que eu não resisti em combinar canela e gengibre) e voltei a pulverizar tudo muito bem, até ficar num creme bem cremoso. E já está! É só isto a preparação do bolo. Consegue-se fazer só com um utensílio, sem balanças, sem taças para bater os ovos à parte...
Depois coloquei a massa numa forma previamente untada com óleo de girassol (biológico e prensado a frio) e polvilhada com farinha sem glúten (eu usei de quinoa). Embora a receita original não refira eu aconselho a colocar papel de vegetal porque o desenformar não foi particularmente fácil e o bolo partiu-se (tive que recorrer a uma estratégia decorativa para disfarçar este percalço, por isso para a próxima uso o papel vegetal). A Eleanor adverte, no entanto, que devemos deixer o bolo arrefecer completamente para então desenformá-lo e eu talvez tenha desenformado com o bolo ainda morno... Levei ao forno por 50 minutos e fui testando com o palito até sair seco. Depois de desenformar polvilhei por cima com cacau biológico cru e raspas de coco.
 

 


Chantilly de coco (receita original aqui)

Ingredientes
2 pacotes de 200 ml de creme de coco biológico;
1 colher de sopa de mel de qualidade;
sementes de 1 vagem de baunilha (a receita original refere aroma de baunilha, mas eu prefiro usar a própria vagem).

Como eu fiz
Coloquei os pacotes de creme de coco no frigorífico (têm de ficar pelo menos um dia, mas o ideal é que fiquem mais para a parte sólida do coco separar-se bem do líquido). No dia da preparação retirei os pacotes do frigorífico com cuidado para não misturar novamente os componentes e deitei apenas a parte sólida na batedeira (infelizmente apenas um pacote estava bem separado, o outro, que tinha ficado menos tempo no frigorífico, estava mais misturado, ainda assim tentei usar a parte mais sólida da mistura). Adicionei o mel e as sementes de baunilha. Bati tudo com a batedeira até ficar com a consistência pretendida (pelo menos 2 minutos). Coloquei no frigorífico tapado até à hora de servir.



Cá em casa comeram e repetiram. No momento em que escrevo o post já só existe uma última fatia que será disputada ferozmente entre mim e o meu marido (pronto, metade para cada um). Como disse a minha mais nova enquanto comia o bolo: huuuuuuuum!  Depois, foi este o sorriso com que ficou...


4 comentários:

  1. Que bom aspecto! :)
    É curiosa a parte de cozer a laranja :)
    Beijinhos e bom trabalho ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Sim também achei interessante essa parte e o facto de usar a laranja toda mas fica ótimo: não sentimos nada o sabor desagradável a casca de laranja, para além que acaba por ser prático porque não temos de descascá-las! :)
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  2. O bolo tem um belíssimo aspecto!
    Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marisa e obrigada pelo seu comentário. Espero que volte :)

      Eliminar