sexta-feira, 11 de abril de 2014

Papas de aveia com arandos secos e coco



O post de hoje é dedicado a uma pessoa especial que ainda esta semana disse-me que não sabia fazer papas de aveia e eu disse-lhe que ficasse atenta ao blog porque haveria uma receita fabulosa. Eis que chegou o momento.
Já partilhei convosco que o nosso pequeno-almoço de sábado costuma ser papas de aveia. Os horários não são tão apertados (embora seja uma receita relativamente rápida de fazer) e é uma quebra na rotina dos pequenos-almoços da semana que acabam por não variar muito. 
No entanto, é extraordinária a quantidade de versões que existe desta receita na internet e por isso tentei variar um pouco a maneira como habitualmente faço. Não posso encaminhar-vos para nenhum link específico porque a receita que eu experimentei foi baseada nas minhas leituras, mas sem seguir nenhuma em particular: simplesmente vi os ingredientes que tinha na despensa e tentei recordar algumas ideias que me pareceram interessantes.
 Já sabem que as recomendações são sempre as mesmas: sempre que puderem devem escolher produtos oriundos de modo de produção biológica.

Papas de aveia com arandos secos e coco (para 4 pessoas)

Ingredientes
125g de aveia sem glúten (no caso da aveia é mesmo importante que a marca assegure a isenção do glúten);
5 a 10 g de manteiga de coco biológico ralada;
500 g de leite (pode ser de origem animal ou vegetal);
1 colher de chá de sementes de chia;
1 banana da Madeira;
Mel de qualidade;
Arandos secos (se não encontrarem arandos secos podem substitui-los por outro fruto vermelho);
snacks de coco laminado;
snacks de banana seca laminados;

Como eu fiz
Na Bimby coloquei todos os ingredientes à exceção do mel, os arandos e os snacks de banana e coco. Programei a Bimby por 9 min, temperatura 90º, vel. 2, colher inversa (para não pegar no fundo). Quando as papas ficaram prontas programei 5 seg. na velocidade 5. Coloquei as papas numa taça e servi com mel, os arandos e os snaks de banana e coco.

Para quem não tem Bimby:
Coloquem o leite num tacho juntamente com os restantes ingredientes à exceção do mel, os arandos e os snacks de coco e banana. A banana da Madeira deve ser esmagada grosseiramente com um garfo e podem adicioná-la só depois da cozedura, se assim o preferirem. Quando começar a ferver, devem baixar a intensidade do calor e mexer com frequência para não pegar no fundo durante aproximadamente 10 minutos ou quando tiver a consistência que desejarem. Quando estiverem prontas coloquem em taças e sirvam com mel, arandos secos e os snacks de banana e coco.



Sinceramente foram as melhores papas de aveia que fiz até ao momento: o facto de adicionar o mel cru em vez de deitá-lo ao início, antes das papas cozerem (como normalmente fazia) fez toda a diferença no sabor e é certamente mais saudável porque não adultera as propriedades do mel. 

As sementes de chia combinaram muito bem e deram um bonito salpicado às papas (como é possível ver na foto seguinte).  Para além disso trata-se  de um ingrediente muito saudável que eu procuro, sempre que possível, introduzir nas nossas refeições: é uma excelente fonte de fibra (mais até do que os cereais integrais), possui antioxidantes (mais do que os mirtilos), proteínas, vitaminas e minerais. É, inclusivamente, considerada a fonte vegetal mais rica em Omega 3 e o seu teor de cálcio é superior ao leite gordo.



Os arandos já falei sobre eles aqui e combinaram muito bem com as papas que estando adocicadas com o mel contrastavam com o sabor ligeiramente ácido destes frutos vermelhos.

E o coco, (confesso que ando viciada nos produtos provenientes deste fruto) deu um sabor excelente e rico às papas: para além de ser um produto que eu considero delicioso (e não tenham os bolinhos de coco comerciais como referência), este fruto também é rico em antioxidantes, possui vitamina E que atua na diminuição da produção de radicais livres, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares através da redução do mau (LDL) e o aumento do bom (HDL) colesterol. É benéfico também para o sistema imunitário, nomeadamente no combate a bactérias e fungos e facilita a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo.



Na minha opinião vale mesmo a pena experimentarem esta receita, principalmente se tiverem crianças: para além da aveia ser um cereal extremamente nutritivo, são uma boa estratégia para introduzir a fruta no pequeno-almoço, o que às vezes não é fácil ou habitual nesta refeição.
Acabaram-se as desculpas para não experimentarem. Cá em casa vamos repeti-las já amanhã...

Sem comentários:

Enviar um comentário