terça-feira, 8 de abril de 2014

Fusilli com quinoa e molho de tomate seco



Ultimamente tenho experimentado ingredientes que até há bem pouco tempo desconhecia por completo. No mercado e na mercearia de produtos biológicos onde faço as minhas compras surgem com frequência novidades que aguçam a minha curiosidade. A vontade de saber e conhecer mais sobre alimentação alternativa e saudável é mesmo assim: descobrir novos produtos, alargar o reportório de receitas (nomeadamente ideias sem carne ou peixe que ainda sou muito verde nesse campo), torna-se uma verdadeira paixão.
Um dos produtos que tenho explorado ultimamente é a quinoa. Já aqui falei sobre os seus benefícios para a saúde e de como se trata de uma boa fonte de proteína. É uma ótima escolha para refeições sem carne ou peixe. Foi o que aconteceu ontem ao jantar. Por outro lado, há algum tempo que não fazia massa e cá em casa já reclamavam. Tinha, no entanto, um resto de quinoa cozida que fizera pela primeira vez no fim-de-semana e lembrei-me de combinar as duas ideias. Aliás, as três ideias: andava desejosa por experimentar um molho de tomate seco que me pareceu muito apelativo.  Fiz, no entanto e como já é hábito meu (tenho mesmo dificuldade em seguir receitas à risca) algumas alterações à receita original que me pareceram interessantes e de acordo com os ingredientes que tinha disponíveis no momento. Então fiz assim:

1º passo : cozinhar a quinoa (utilizei quinoa vermelha que como referi anteriormente já a tinha cozido no fim-de-semana) - podem usar a vossa medida para o arroz, a quantidade final será mais ou menos a mesma do arroz cozido. Numa panela coloquei duas medidas de água temperada com sal para uma de quinoa. Quando a água começou a ferver e depois de ter lavado a quinoa, deitei-a na panela e deixei cozer por 20 minutos. Aconteceu o mesmo que na cozedura do arroz: a água foi absorvida totalmente. Depois de cozida mexi com um garfo para ficar mais solta. 



2º passo: cozer a massa - numa panela coloquei água em abundância, temperada com sal para cozer a massa (eu usei massa fusilli de milho biológico, sem glúten), quando a água começou ferver deitei o fusilli e deixei cozer até ficar al dente. Enquanto isso fiz o molho de tomate:

3º passo: fazer o molho de tomate seco
 
Ingredientes 
1 chávena de tomate seco (aprox. 200g);
6 colheres de sopa de azeite;
1/2 chávena de nozes;
1/2 de sementes de sésamo;
4 dentes de alho pequenos;
Sal q.b;
Orégãos frescos;

Como eu fiz
Hidratei os tomates secos numa taça com água acabada de ferver durante 15 minutos. Depois escorri bem a água e coloquei-os na bimby (podem fazer perfeitamente numa picadora ou misturadora normal), adicionei os restantes ingredientes à exceção do azeite e dos orégãos. Enquanto triturava, inicialmente a uma velocidade baixa (vel. 4), fui deitando o azeite pelo bocal. Quando começou a formar-se uma pasta aumentei gradualmente a velocidade. De vez em quando tive que parar o processo de trituração para empurrar com a espátula a pasta que se agarrava às paredes da bimby. O objetivo é que se forme uma pasta homogénea e aveludada, se acharem que está muito seca deverão acrescentar água até ficar na textura que pretendem (no meu caso foi mesmo necessário). No final deitei os orégãos frescos e mexi apenas ao ponto de misturá-los. A quantidade que eu indico deu para uma refeição (para 4 pessoas) e armazenar o restante num frasco pequeno.


Numa taça limpa coloquei a quinoa cozida, o fusilli cozido (não escorro, tiro com uma escumadeira porque a água residual da cozedura deixa a massa mais macia) e por cima deitei aproximadamente duas colheres de sopa do molho de tomate seco. Misturei tudo muito bem, até garantir que os três ingredientes estavam todos uniformemente misturados. O aspeto final foi este:




As miúdas comeram em silêncio: uma garfada após outra. Tive mesmo que dizer para comerem mais devagar e no final pediram para repetir. Preciso de dizer mais? Eu que não como massa italiana sem colocar queijo parmesão ralado por cima, desta vez dispensei-o perfeitamente. O molho de tomate ficou muito bem aromatizado com o alho, as sementes, as ervas e neste caso, dispensa perfeitamente o queijo. E a quinoa dá uma textura fantástica à massa, não se sobrepondo  aos outros sabores (lembrei-me que dará um belo esparguete à bolonhesa "fingido”).
Da próxima vez, porém, triturarei primeiro as sementes para garantir que ficam totalmente moídas: como é possível ver nas fotos do molho de tomate, algumas sementes não ficaram trituradas e isso é importante para que sejam fácil e totalmente absorvidas pelo organismo.
Espero sinceramente que experimentem e depois… digam qualquer coisa, ok?

2 comentários:

  1. Uma refeição certamente bem deliciosa.
    Bjs

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida, nós pelo menos gostámos muito: se depois experimentar diga-me como correu ;). Obrigada pelo comentário

      Eliminar