sexta-feira, 18 de abril de 2014

Docinhos de páscoa vegan e sem glúten

 

Ontem foi o lanche de Páscoa na escola das minhas filhas. Como habitualmente tive de encontrar uma alternativa sem glúten e por isso pensei em experimentar criar uma receita baseada no que tenho aprendido sobre o crudivorissmo ou rawfood. O que mais aprecio neste tipo de receitas é a facilidade com que se faz, a simplicidade dos ingredientes e o facto da maioria ser sem glúten. Par além de tudo isso os ingredientes estão no seu estado natural e por isso nas suas melhores condições nutricionais.
Como se tratava de um lanche de Páscoa, não poderiam faltar as amêndoas e resultou nestes biscoitos de amêndoas, sem açúcar, sem glúten e sem lactose. E o melhor é que levou apenas 4 ingredientes. É claro que daqui podem fazer uma série de alterações como usar, por exemplo, cacau se quiserem uma versão achocolatada:

Ingredientes (deu para 18 unidades)
100 g de amêndoas com casca;
50 g de avelãs sem a película castanha (basta esfregá-la nas mãos ou embrulhadas numa toalha e esfregá-las sobre o balcão como se tivessem a amassar massa);
4 tâmaras medjool;
1 colher de aveia sem glúten

Como eu fiz:
Comecei por demolhar todos os frutos durante umas horas (recentemente aprendi que sempre que possível devemos demolhar o arroz integral, os frutos secos, as sementes e as leguminosas para melhorar a sua digestibilidade e absorção).


Depois escorri os frutos e coloquei as amêndoas e as avelãs na Bimby (podem usar uma picadora ou misturadora) e moí tudo muito bem (velocidade 5). Com a Bimby a trabalhar fui deitando as tâmaras uma a uma pelo bocal. Coloquei depois esta pasta numa taça e deitei a aveia sem glúten misturando com uma colher para que ficasse tudo homogéneo. Sobre papel vegetal, deitei esta mistura e formei uma barra compacta pressionando muito bem. Embrulhei-a e coloquei-a no frigorífico até ao dia seguinte.


Para levarem para o lanche da escola optei por cortar parte da barra em barritas individuais. O que restou cortei em pequenos quadrados. Se preferirem dar um formato redondo ou amendoado sugiro que façam isso antes de formar a barra porque a massa nessa altura está mais maleável para ser trabalhada. 

Se as vossas compras ou ideias para a Páscoa estão atrasadas esta é uma boa solução para oferecerem aos vossos convidados enquanto esperam pelo almoço de Páscoa, ou depois, ou simplesmente quando vos apetecer... É uma receita rápida, simples, para além de saborosa e saudável. Espero que gostem. 

Feliz Páscoa a todos!



4 comentários:

  1. Só de ver, fiquei com apetite!
    E como consta, é uma receita fácil e saudável.
    As miúdas devem gostar de ajudar a confecionar.
    Um abraço, muitos beijinhos e boas páscoas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela seu comentário: sim é uma receita ótima para fazer com crianças e claro que elas depois ajudam a comer. Feliz Páscoa para si e para os seus também :)

      Eliminar
  2. Maravilhosa! Adoro este tipo de barrinhas cruas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Eu fiquei muito satisfeita com o resultado final e as miúdas também (eh, eh, eh)! E é uma receita tão simples de fazer. Espero que ainda tenha chegado a tempo da Páscoa :)

      Eliminar