quarta-feira, 19 de março de 2014

Método de fermentação caseira com farinha de arroz e quinoa


Desta vez venho aqui mostrar-vos um processo de fermentação caseira que experimentei pela primeira vez e funcionou muito bem. O único fermento biológico sem glúten que eu encontro no mercado é muito caro e já andava a magicar uma solução para conseguir fazer o pão totalmente biológico, ultrapassando esta questão. No mercado biológico falei com uma vendedora que vende um pão muito bom (falei nele aqui) confecionado com o seu próprio fermento e que me deu as instruções que eu precisava.
Este fim-de-semana decidi experimentar e embora ainda tenha feito com o fermento que utilizo habitualmente (tenho dois pacotes para gastar) da próxima vez pretendo experimentar com o fermento biológico sem glúten a ver se obtenho os mesmos resultados (depois conto-vos como correu). Então fiz assim:
Após ter feito a massa do pão como habitualmente (podem fazer com qualquer receita de pão que queiram ou que costumem fazer, eu fiz um pão com farinha de arroz integral e farinha de quinoa - as fotos estão mais abaixo) e depois de esta ter levedado retirei uma porção para um frasco de vidro com tampa. Utilizei um frasco de mel vazio de 1 litro, devo ter preenchido aproximadamente 1/5 com a massa levedada. Umas duas horas depois acrescentei 50g de farinha de arroz integral  e mexi, para voltar à consistência inicial da massa deitei água tépida e voltei a envolver tudo muito bem. Fechei o frasco e deixei à temperatura ambiente, num local abrigado da luz direta. No dia seguinte o aspeto já era como está nas fotos. No final do dia voltei a repetir o procedimento anterior, mas fiz com a farinha de quinoa que entretanto comprara e que andava desejosa por experimentar. É importante ao longo dos dias que observem a massa, no fundo o que estamos a fazer de cada vez que deitamos mais farinha é alimentar um organismo vivo, se o deixarmos de o fazer ele acabará por morrer: se tudo correr bem ela deverá formar bolhas e crescer. Se não, é sinal que não está a resultar...






Depois é utilizar normalmente como um fermento na vossa receita de pão (quando decidi utilizá-lo, no 3º dia de fermentação, o frasco já estava quase a meio e com bolhas maiores). Não se esqueçam que se quiserem continuar a utilizar este método de fermentação das vezes seguintes deverão tirar uma porção da massa antes de a colocar no forno para assar e repetir tudo o que expliquei anteriormente. Eu tirei a primeira porção no domingo e utilizei-a num novo pão que fiz na terça-feira. Se, por outro lado, quando tiverem a quantidade de fermento desejada e se não quiserem utilizá-la logo nesse dia devem colocá-la no frigorífico. Pelo que me disse a Sr.ª do mercado, aguenta durante muito tempo (aproximadamente um mês), mas deve ser vigiada para não criar bolores (eu isto nunca experimentei). Depois quando for para fazer o pão têm de colocá-la novamente em temperatura ambiente e esperar que levante novamente. 
O pão resultou muito bem e de facto excedeu as minhas expetativas: ficou alto, bem arejado e encorpado. A côdea ficou bem estaladiça e para minha surpresa no dia seguinte ainda fez o som da côdea a estalar quando o partimos (um truque que eu uso na cozedura do pão é colocar um tabuleiro com água no fundo para criar humidade e tornar a côdea mais estaladiça)... Aqui ficam as fotos:


O sol da manhã no meu pão...






Como referi no início do post utilizei pela primeira vez a farinha de quinoa na confeção do pão. O blog também tem provocado em mim a vontade de ir mais longe nos meus cozinhados e experimentação de novos produtos. E se forem produtos sem glúten melhor ainda, porque, como sabem, a minha cozinha está condicionada a essa questão. E posso dizer que fiquei muito satisfeita com o resultado.  O sabor é ótimo e toda a família ficou rendida: o pão de trigo ficou esquecido num canto...
Quanto à quinoa, a pesquisa que fiz foi ao encontro do que já me tinha sido explicado na mercearia biológica onde comprei a farinha. Disseram-me inclusivamente que a quinoa é considerada o alimento mais próximo, em termos nutricionais, do leite materno. Será verdade? Na minha pesquisa descobri que é uma planta nativa da Bolívia, Colômbia, Peru e Chile com grande valor nutricional. Produz um grão considerado muito importante na alimentação da população andina, população esta com práticas ancestrais no que diz respeito ao seu consumo. É considerada um pseudocereal porque possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos mas as suas características de cultivo e crescimento são diferentes. Possui todos os aminoácidos essenciais importantes para o nosso corpo e é rica em cálcio, ferro, ácidos gordos ômega 3 e 6, fibra e hidratos de carbono. E claro, não contém glúten! 
Parece-me que são só vantagens... nós ficámos adeptos!


4 comentários:

  1. lindos os pães, mas achei difícil o método de fermentaçao :-/

    ResponderEliminar
  2. lindos os pães, mas achei difícil o método de fermentaçao :-/

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. estou querendo fazer as panquecas malaia de farinha de arroz so que tenho que fermentar o farinha de arroz noite antes.Seria o mesmo processo? obrigada.

    ResponderEliminar