segunda-feira, 17 de março de 2014

Arroz de ameijoas, funcho e especiarias



Eu sou uma pessoa que gosta de marisco. Qualquer tipo de marisco (pelo menos aqueles que eu conheço). E gosto muito de marisco não só pelo sabor (que, por norma, é arrebatador) mas também porque transporta-me para momentos fabulosos: dias quentes de verão, som da rebentação das ondas e se tivermos mesmo sorte um pôr-do-sol flamejante na linha do horizonte. Ou simplesmente sentar-me à beira mar para comer umas lapas grelhadas...
Este sábado fomos à peixaria do mercado municipal e é habitual trazermos um saco de berbigão para fazer um arroz para o almoço. No entanto, desta vez não houve berbigão mas tinha a boa da ameijoa, trazida diretamente da ria de Aveiro. 
Quando cozinharem ameijoas não se esqueçam de as lavar bem em água fria e deixá-las em água e sal aproximadamente por 45 minutos para soltar a areia. 

No mercado biológico comprei um belo pé de funcho que para além de ter dado o nome à minha cidade, ao manuseá-lo apetece-me sempre trincar sem qualquer pudor. O cheiro é-me tão familiar que me transporta logo para um sabor de infância: os famosos rebuçados de funcho madeirenses. 
Esta planta mediterrânica é composta por bolbo, caule, folhas e sementes, tudo comestível. O seu caule  para além de ser muito saboroso e aromático, a lembrar licor de anis, é também muito saudável: rico em vitamina C (20% da sua composição) possui propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódico, diurético, antibiótico e expectorante. Lembro-me que em pequena quando tinha a garganta inflamada a minha mãe recomendava um rebuçado de funcho e eu... não me importava nadinha! Hoje a minha filha mais velha diz-me: “mamã tenho a garganta a doer, posso comer um rebuçadinho?”


 Como tinha estes dois ingredientes, lembrei-me que poderia ser uma boa combinação. O funcho é ótimo para temperar peixe e por isso achei que também combinaria com as ameijoas. Não me enganei: deu um sabor muito fresco ao arroz. Utilizei o bolbo picado no momento do refogado e as folhas enquanto erva aromática no final da cozedura. Combinado com as especiarias garam masala, curcuma e gengibre que fiz questão de torrar no momento do refogado, resultou mesmo muito bem. 
O arroz que utilizei, como é habitual nos meus cozinhados, foi arroz integral e biológico. Como tenho duas crianças pequenas preferi, pacientemente, tirar as conchas após a cozedura das ameijoas e antes de deitá-las no arroz.

 


Adoro fazer combinações de ingredientes e temperos inesperados e descobrir que resultam bem. Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário