sexta-feira, 14 de março de 2014

Porque a tradição ainda é o que era...


 ...ontem o jantar foi salada de grão-de-bico-com bacalhau. Já aqui falei várias vezes que as leguminosas voltaram à minha alimentação quando procurei adquirir hábitos mais saudáveis e recuperar alguns que tinha em criança. Comer grão-de-bico foi um deles. Mas não de lata, atenção, compro seco e biológico. Se experimentarem vão ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário: é lembrarmo-nos de colocá-lo de molho na véspera e depois deixar cozer durante aproximadamente 45 minutos. Podemos, entretanto, fazer outras coisas ao mesmo tempo como dar atenção às crianças ou tarefas domésticas que estejam em atraso.
Desta vez optei fazê-lo com bacalhau (desfiei-o depois de cozido), ovo cozido (coloquei-o juntamente com o grão-de-bico nos últimos 15 minutos da cozedura), cebola crua e salsa bem picada (como manda a tradição bem portuguesa) e claro, tudo bem regadinho com azeite de qualidade no final.
A única alteração que fiz foi cozer juntamente alga Kombu, algo que aprendi da cozinha macrobiótica: facilita a cozedura das leguminosas e torna-as mais macias. Esta alga é um produto muito saudável: segundo a pesquisa que fiz é rica em minerais como fósforo, cálcio, sódio, possui grande quantidade de iodo - mineral que não existe fora do mar – e por isso é utilizada na medicina natural. Contém, também, ácido algínico, que atua na limpeza dos intestinos ao atuar na eliminação das toxinas que existem na parede do cólon. Fica a dica!
Confesso que cada vez mais tento não misturar leguminosas com outra fonte de proteína (carne ou peixe), porque parece-me (apesar de ser um hábito da cozinha portuguesa)  ser excesso de proteína numa mesma refeição e penso que não haverá necessidade disso (corrijam-me se estiver errada). Custa-me cada vez mais misturar feijão com carne, por exemplo. Mas desta vez apeteceu-me mesmo reproduzir um prato típico português e por isso escolhi o velho bacalhau (ainda hoje estou para perceber o porquê dos portugueses terem escolhido um peixe que não nada nos nossos mares - mais uma vez corrijam-me se estiver errada - como o favorito para estar na mesa).

As miúdas, como sempre adoraram porque, como já é hábito, tudo o que tenha leguminosas marcha em grande velocidade cá em casa.


2 comentários:

  1. É a primeira vez que venho aqui ao caldeirão, mas é tudo delicioso! Na verdade é tão fácil comer de forma saudável e saborosa, porquê complicar?
    Eu adoro grão, é quando tenho cozido no frigorífico, enquanto cozinho, vou picando tipo guloseima. Faço sempre como a minha mãe, demolho-o e congelo-o já demolhado. Depois é só cozer quando precisamos.
    um beijinho e continuação de receitas assim boas e saudáveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Bem-vinda ao caldeirão e obrigada pelo seu comentário. Tem toda a razão no que diz: as receitas como esta e outras com leguminosas são normalmente simples e deliciosas. Essa sugestão é excelente porque eu pensava que só podia congelar depois de cozido. Obrigada pela dica!
      Espero vê-la por cá mais vezes :)

      Eliminar