domingo, 16 de março de 2014

Panquecas, sol e coco



Hoje estreamos os pequenos-almoços ao ar livre. Já tínhamos comido algumas vezes no pátio este ano, mas de forma tímida, a medo, sem grandes preparações ou rituais, não fosse o tempo pregar-nos uma partida e termos de fugir com a caneca ou prato na mão. Hoje não. Tivemos direito a tudo: toalha colorida, chapéu-de-sol para a sombra, louça completa sobre a mesa. E claro, panquecas! Ou não seria domingo...


No seguimento da receita anterior e deste outro post sobre panquecas, as de hoje foram especiais: preparei-as única e exclusivamente com farinhas sem glúten, biológicas, com um sabor a coco formidável. É para repetir.
Quem segue o blog já deve ter percebido que não sou pessoa de seguir receitas à risca e faço muita coisa "a olho", sem medidas, principalmente quando já conheço bem as receitas ou os ingredientes utilizados. Faço-o porque simplifica e ganho tempo, algo que para quem tem crianças pequenas é muito importante. As panquecas não são exceção mas para ajudar-vos vou tentar lembrar-me das medidas que usei das primeiras vezes que as fiz.

Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar, ok? Farei sempre questão de responder-vos e ajudar:

Ingredientes (como já referi utilizei todos biológicos) :
1 copo de farinha de milho (eu usei farinha de milho branco e amarelo e parte de farinha de milho amarelo integral, mas podem apenas usar uma);
1/3 copo de amido de milho;
1 colher de chá de fermento;
1 pitada de canela;
1 pitada de sal;
1 raspa de laranja;
Raspa de creme de coco (no frigorífico fica duro e por isso tem de ser raspado): não medi mas sejam generosos, não tenham medo! 
1 ovo;
1 iogurte natural: podem usar iogurte kefir (aprox. 100g), deixa as panquecas incrivelmente fofas e é muito saudável;
1 copo de leite (pode ser leite vegetal, eu hoje usei leite de arroz);
4 colheres de óleo de girassol biológico prensado a frio.

Como fiz:
Numa batedeira coloquei as farinhas com o amido de milho, o fermento, a canela e o sal e misturei numa velocidade baixa. Acrescentei a raspa do creme de coco, da laranja e o ovo e envolvi tudo numa velocidade baixa e depois média. Sem desligar a batedeira adicionei o iogurte (se preferirem podem não incluir este ingrediente, eu pessoalmente acho que deixa as panquecas muito mais ricas), o leite e o óleo de girassol. Quando estiver tudo muito bem envolvido, podem aumentar a velocidade para ficarem bem cremosas e sem grumos. É importante nesta fase verem se a massa tem a espessura desejada: se quiserem mais líquida devem adicionar leite, se quiserem mais espessa adicionam mais farinha aos poucos (se aumentarem muito a farinha, coloquem também mais amido de milho na proporção que coloco na lista dos ingredientes).
Depois é colocar conchas de massa numa placa ou frigideira anti-aderente em lume médio. Ao vertermos a massa da concha ela deverá escorrer como um creme (sem estar muito líquida). Quando aparecerem bolhas à superfície podemos virá-las para cozer do outro lado. 
 



Como já devem ter reparado, habitualmente comemos as panquecas com mel mas desta vez acrescentamos também raspa de creme de coco e ficou verdadeiramente delicioso. 

Podem também acompanhá-las com compotas ou fruta fresca: agora é ao gosto de cada um. Espero que gostem!


Sem comentários:

Enviar um comentário