segunda-feira, 24 de março de 2014

Sábado melancólico



Com a chuva novamente à porta e o frio a voltar quando já sonhávamos com a primavera, ficamos um pouco confusos da comida que devemos ou apetece fazer. Já andava a planear fazer alguns pratos mais leves e frescos mas agora, com esta reviravolta do tempo, já não sei se me apetece. Cá em casa a lareira, que já não era acesa há uma semana, voltou a funcionar. Mas o entusiasmo de acender uma lareira em março depois de um longo e rigoroso inverno é totalmente diferente do entusiasmo de acender a lareira em novembro, com umas castanhas a assar no forno e um copo de jeropiga à nossa espera ou em dezembro com a árvore de natal ao lado. Enfim... melhores dias virão e esperemos que desta vez a chuva e o frio passe depressa porque as flores já estão aí a despontar.
No sábado com pouca vontade para cozinhar olhei para a minha despensa um pouco desanimada, a chuva não permitira ir ao mercado biológico como habitualmente e a inspiração não era muita. Ao ver as lentilhas lembrei-me de experimentar uns hambúrgueres de lentilhas. Fui fazer uma pesquisa na internet e encontrei um blog sobre cozinha saudável que desconhecia, Compassionate Cuisine e com o qual depressa me identifiquei: embora seja um blog de culinária vegetariana, também procura alertar para a importância da alimentação saudável, a qualidade dos produtos e a importância da sazonalidade dos mesmos. A inspiração começou a chegar à medida que explorava o blog e eis que encontrei um estufado de lentilhas castanhas. Embora não tivesse todos os ingredientes contidos na receita original, lembrei-me que é um prato que toda a família gosta e para o meu estado de espírito, algo melancólico, seria o ideal. Fui ao meu frigorífico e retirei todos os legumes que poderiam acompanhar o estufado (é assim que eu faço os meus estufados, normalmente abro o frigorífico e uso um pouco de tudo): cebola, alho, cenoura, acelgas e brócolos que apanhei da horta, fizeram todos parte. E claro as lentilhas. Depois lembrei-me de acrescentar sementes de sésamo e linhaça e porque não, nozes (como disse aqui, um dos meus objetivos é procurar incluir mais os frutos secos na nossa alimentação diária).
O processo foi bem simples (que é o que eu mais gosto nos estufados): fiz um refogado com a cebola, os alhos picados e o azeite, quando a cebola já estava translúcida adicionei uma colher de chá de curcuma, garam masala e caril e deixei fritar um pouco (é importante quando se usam especiarias), deitei meio copo de vinho branco e deixei ferver um pouco para evaporar o álcool, adicionei aproximadamente quatro colheres de polpa de tomate e adicionei as acelgas, os brócolos e as lentilhas. Mexi tudo muito bem, cobri com água e temperei com sal (eu não sou de usar pimentas ou picantes, mas se gostarem força!). Depois de levantar fervura, diminui a intensidade do calor e tapei para cozer lentamente. Numa frigideira antiaderente salteei (sem qualquer gordura) sementes de sésamo, linhaça e uma mão cheia de nozes. Cuidado para não deixar queimar, têm de mexer a frigideira em movimentos circulares e retirar logo que as sementes começam a ficar douradas e a soltar um aroma agradável. Quando as lentilhas já estavam macias deitei as sementes e as nozes, misturei bem e tirei o estufado do fogão. Piquei salsa, coentros frescos e deitei por cima. Servi com arroz integral.






Nesta refeição não foi preciso sopa. Seria redundante. Carne ou peixe, para quê? As lentilhas são ricas em proteína. Soube muito bem, a todos. E mais uma vez os legumes não foram problemas para as crianças. Não ficou nada nos pratos e com direito a repetição...






Sem comentários:

Enviar um comentário