quinta-feira, 24 de abril de 2014

Fomos todos à fava!


Ultimamente temos todos ido à fava. Pelo menos no mercado biológico. Chegaram em força e eu tenho aproveitado e trazido sacadas de favas para casa. Sim, porque quando se compra com a vagem o melhor é  encher bem o saco porque dali, normalmente, rende muito pouco...

Mas eu não me importo: é sempre uma oportunidade para as miúdas perceberem de onde vêm os alimentos. Normalmente fazem questão de me ajudar a descascá-las e acham engraçado descobrir as favas dentro das vagens. Claro que depois tenho de conferi-las uma a uma, porque ficam muitas favas esquecidas mas tento aproveitar enquanto acham engraçado porque mais tarde, quando crescerem, irão com certeza achar uma grande seca e mania da mãe ...

 

As favas são leguminosas que eu aprendi a gostar e a usá-las nas nossas refeições. Não era das que eu mais gostava em criança mas agora não me importo nada em comê-las. Frescas e na sua própria época, claro. Nesta altura que ainda são as primeiras e muito tenras nem tiro a película que as envolve, só mais tarde quando já são maiores tenho esse trabalho porque é dura e áspera.




Tal como outras leguminosas são ricas em proteínas, hidratos de carbono complexos, fibras solúveis e insolúveis, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Por ser um alimento rico em fibras melhora o funcionamento do tubo digestivo, torna a bílis mais fluida, facilita a absorção dos nutrientes ao nível do intestino delgado, estimula o desenvolvimento da flora intestinal benéfica e regulariza o trânsito intestinal. São também uma boa fonte de ácido fólico (importante para as grávidas no desenvolvimento do bebé), luteína, zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e tiamina ou vitamina B1, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e do coração.

Desta vez decidi, então, que seriam as leguminosas utilizadas numa das nossas refeições vegetarianas. Planeava fazer um estufado de favas (um pouco à portuguesa mas sem os enchidos e a carne) com polpa de tomate, no entanto, ao abrir o frigorífico vi que ainda não tinha gasto o que restara do creme de coco que usara para fazer o chantilly e pensei fazer qualquer coisa com isso. O resultado acabou por ser este:

Estufado de favas com beringela e coco

 Ingredientes (para 4 pessoas)
1kg de favas descascadas
200 ml de creme de coco
1/2 copo de vinho branco
1 copo de água
1 beringela
1 cebola pequena
1 alho-francês
1 dente de alho
1 colher de chá de cominhos
1/2 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de garam masala
1/2 colher de chá de gengibre em pó
azeite q.b
sal q.b.
salsa fresca

Como fiz:
Piquei a cebola, o alho e o alho-francês e fiz um refogado até a cebola ficar translúcida. Adicionei as especiarias (podem usar outras se preferirem) e deixei-as refogar um pouco juntamente com os legumes. Deitei o vinho branco, deixei evaporar um pouco, adicionei as favas, o creme de coco e a água. Temperei de sal, tapei e deixei as favas cozerem aproximadamente 20 a 30 minutos.
Entretanto cortei a beringela às rodelas e coloquei-as no grelhador (sempre que uso beringela faço este procedimento, ficam muito mais saborosas e intensas). Quando já estavam grelhadas (finas e com a marca do grelhador), retirei-as, cortei-as às tiras e deitei-as no estufado pouco antes de retirá-lo do fogão.


Depois de desligar deitei salsa fresca picada, misturei tudo muito bem e tapei deixando descansar um pouco até servir. Acompanhei com arroz integral cozido.
Nós, pais, gostámos do prato mas devo confessar que estas não são as leguminosas preferidas das miúdas. Mas comeram... que remédio! O paladar também se educa e eu acho fundamental que aprendam a comer de tudo (ou quase tudo). É importante perceberem que nem sempre a vida corre como nós queremos e nem sempre terão disponíveis os pratos que mais gostam.







6 comentários:

  1. Gostaria de saber o que é curcuma, e garam masala?
    Não conheço estes ingredientes.
    O aspeto é ótimo!
    As fotos da família na descasca das favas estão lindas!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ainda bem que gostou :).
      A curcuma e garam masala são especiarias: a curcuma tem efeitos benéficos à saúde, para além do seu sabor e cor que dá à comida. A garam masala é no fundo uma mistura de várias especiarias. Eu comprei no mercado biológico, mas penso que em lojas como o Celeiro deverá encontrar com alguma facilidade. Espero ter ajudado.

      Eliminar
  2. Que bela receita! Também faço favas cá por casa, umas vezes estufadas com enchidos, mas ultimamente, costumo fazer receitas mais simples. Favas cozidas, com queijo brie,coentros e ovo escalfado, puré de batata com favas ou simplesmente juntá-las ás saladas. Esta receita será a próxima! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou da sugestão, Lígia. As suas também parecem ótimas (a primeira deve ser de comer e chorar por mais) e nunca tinha pensado juntá-las às saladas. Vou experimentar!

      Eliminar
  3. Adoro esta receita de favas! Também eu, quando era criança, adorava descascar favas, mas não gostava assim tanto de as comer... Hoje em dia adoro comê-las, mas descascá-las é uma seca! :-D Tenho que experimentar esta receita, parece-me deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é: é como eu, em criança não gostava muito de as comer. Mas com o tempo aprendi a gostar (acredito que as minhas filhas também vão aprender, porque torcem o nariz mas comem). E também eu tenho recordações de as descascar com a minha irmã. Experimente e depois diga-me o que achou ;)

      Eliminar