sexta-feira, 4 de abril de 2014

Scones de alfarroba e arandos



Se há ritual que admiro é o ritual de um bom chá. Acho particularmente interessante o facto de diferentes culturas possuírem os seus próprios hábitos e gestos na preparação e consumo desta bebida todos eles cuidados, confortantes e com elegância.
Se há sítio que gosto de estar (embora não com a frequência de que gostaria) é numa boa casa de chá: o serviço sobre a mesa, o vapor da água fervida a escapar do bule enquanto emana o seu aroma e as iguarias dispostas prontas a serem saboreadas.  
Esta semana comprei pela primeira vez dois ingredientes: a farinha de alfarroba  biológica e arandos secos biológicos. Estava desejosa por experimentá-los e incluí-los numa receita. Decidi então, para acompanhar o chá de domingo, adaptar a receita original de scones da bimby para uma versão sem glúten, sem açúcar e totalmente vegan  (substituí a manteiga, os ovos e o leite por ingredientes vegetais). O resultado surpreendeu-nos bastante porque ficaram com uma textura muito semelhante aos scones normais (confesso que estava com algum receio que ficassem duros e secos) e muito saborosos. Aqui fica a sugestão:

Scones de alfarroba e arandos (sem glúten)

Ingredientes
200 gr de farinha de arroz integral (se preferirem uma textura mais suave podem usar metade da farinha de arroz normal)
50 gr de farinha de alfarroba
3 colheres de chá de fermento
30 gr de nozes;
20 gr de amêndoas;
1 tâmara medjool
10 gr de arandos secos (opcional)
150 ml de água (ou leite) de arroz
1 pitada de sal

 Como eu fiz
Na bimby pulverizei o arroz integral, juntamente com as nozes e com as amêndoas, pelo menos 1 minuto na velocidade turbo até ficar tudo em farinha (se quiserem fazer só com os frutos secos podem reservar algumas nozes para o final para encontrarem pedaços crocantes no meio dos scones). Depois adicionei a farinha de alfarroba, o fermento, o sal e misturei tudo à velocidade 4. Adicionei a tâmara sem caroço e misturei à velocidade 6 até ficar bem desfeita e incorporada. Adicionei depois a água de arroz e voltei a misturar tudo à velocidade 4  e 5, até ficar numa massa homogénea (às vezes foi preciso limpar as paredes da bimby com a espátula). Por fim adicionei os arandos à velocidade 4, colher inversa, para permanecerem inteiros.
Depois no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, deitei colheradas da massa. Foi ao forno a 180º até surgirem rachas e terem um aspeto de estarem cozidos (aprox. 10 minutos).

Para quem não tem bimby
Se não tiverem uma bimby, podem perfeitamente fazer numa picadora ou mesmo à mão (à exceção da pulverização do arroz em farinha). É só misturar muito bem os ingredientes à medida que vão sendo adicionados. Os arandos deverão ser misturados à mão para não se desfazerem.








Quanto aos ingredientes que estreei nesta receita já tinha uma ideia de que seriam produtos saudáveis mas fazendo uma pesquisa mais detalhada descobri que:
 A farinha de alfarroba é feita da polpa da vagem da alfarrobeira (uma árvore nativa do mediterrâneo) que é torrada e depois moída. É muitas vezes utilizada em substituição do cacau, nomeadamente em sobremesas. Possui apenas 0,7% de gordura mas 38% a 45% de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), daí ser um bom substituto do açúcar. Em termos nutricionais é rica em vitamina B1 (importante para o sistema nervoso, músculos, coração, atividade mental e raciocínio), em niacina, uma vitamina que entre outras funções ajuda na remoção de substâncias químicas tóxicas do corpo e vitamina A, importante no crescimento dos ossos e dos dentes, vitalidade da pele e visão. Possui também vitamina B2 que atua na eliminação de gorduras e hidratos de carbono, cálcio, magnésio, potássio e sódio.
Por sua vez os arandos são considerados dos alimentos mais saudáveis: estas bagas ajudam a prevenir e a tratar infeções urinárias (quem tem este tipo de problema deve beber sumo de arando), promove o bom funcionamento gastrointestinal e oral, previne a formação de pedra nos rins, baixa o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL), previne o cancro e ajuda na recuperação de acidentes cardiovasculares.
Portanto, são só vantagens estes scones de alfarroba e arandos. Uma alternativa saudável e saborosa para acompanhar o vosso chá. Até porque a vida, ainda que levada de forma consciente e saudável, também pode ser adocicada.

4 comentários:

  1. Maravilhoso!!! Como sempre!!!
    Para quando a receita para quem não tem bimby? :)
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Que bom ver-te aqui! Fico mesmo contente ;). No final da descrição de como fiz os scones tem um parágrafo dedicado a quem não tem bimby (devia se calhar ter feito um subtítulo para chamar a atenção, da próxima não me esqueço desse pormenor ;)). É uma receita muito fácil mesmo para quem não tem esse equipamento. Experimenta e depois diz-me como correu :)
      Obrigada pela teu comentário e beijinhos

      Eliminar
  2. Experimentei esta receita e adorei, apenas substituí a tâmara (porque não tinha) por geleia de agave.
    Obrigada pela partilha :)
    Vou aproveitar e explorar o blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana: Bem-vinda ao meu caldeirão! Que bom que experimentou e gostou: é o primeiro feedback que tenho de uma receita que publiquei no blog. Espero que goste do blog e que volte a comentar.
      Obrigada pelo seu comentário
      Beijinhos

      Eliminar