segunda-feira, 7 de abril de 2014

Granola com arandos, coco e banana


Sim, eu sei: já aqui coloquei um post de granola. Mas acreditem: esta receita deixou-nos completamente viciados neste fim-de-semana, por isso faço questão de partilhar convosco a receita direitinha (depois têm de me dizer se gostaram ou não). Continuamos no registo sem glúten, sem acúcar e biológico. E continuamos muito bem, devo dizer. 

Granola com arandos, pepitas de coco e banana

Ingredientes
100 gr de flocos de milho
100 gr de flocos de aveia (sem glúten)
70 gr de nozes
60 gr de amêndoas
1 colher de chá de sementes de chia
1 colher de chá de sementes de sésamo
4 colheres de sopa de mel de qualidade
4 colheres de sopa óleo de girassol (biológico e prensado a frio)
1 punhado de arandos secos
1 punhado de coco laminado tostado
1 punhado de snack de bananas secas

Como eu fiz:

Coloquei na bimby (podem usar uma picadora normal) as nozes, as amêndoas, as sementes e pressionei duas vezes o turbo para ficarem ligeiramente trituradas (é importante deixarem pedaços quase inteiros). Coloquei numa taça e adicionei os flocos de milho, de aveia e misturei tudo muito bem com uma colher de pau com cuidado para não desfazer os flocos de milho. 

Depois deitei o mel e o óleo e voltei a misturar tudo muito bem até a mistura ficar toda ela húmida e uniforme. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal e sobre este deitei a mistura anterior e espalhei-a bem. 

Levei-a ao forno a 180º durante 15 minutos (depende muito do vosso forno) e de 5 a 5 minutos remexi a mistura e voltei a espalhá-la bem para ficar uniformemente tostada, sem torrar. 
Esta parte é muito importante e por favor não façam como eu nas primeiras vezes que, para rentabilizar o tempo, enquanto a granola estava no forno lavava a loiça e arrumava a cozinha: os 5 minutos passam muito depressa, nós não nos apercebemos e é muito fácil torrar a granola. Em vez disso podem:

...fazer yoga enquanto vigiam a granola:


Ou se tiverem ajuda especializada não hesitem em usá-la: a tarefa é árdua e poderão facilmente recompensar com uma bela taça de iogurte com granola...



Quando ficou dourada (o cheiro diz tudo nesta fase), retirei do forno e deitei os aperitivos de coco laminado tostado, os snacks de banana e os arandos secos (esta parte fiz a olho, mas se a mistura ficar bonita e colorida, fica boa de certeza).

Deixei arrefecer no tabuleiro e coloquei num frasco hermeticamente fechado. Esta quantidade cá em casa dura aproximadamente 1 semana e meia. 

Os arandos deram um travo ácido à granola. O coco e a banana são amantes por natureza e combinam muito bem. Faz um lanche verdadeiramente delicioso e fantástico. Nós, cá em casa, não queremos outra coisa...



2 comentários:

  1. Ando há imenso tempo para fazer granola, pois adoro, consumo qb e não entendo porque ainda não me dispus a faze-la?!
    Esta está com um aspecto delicioso!!!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana,
      Acredita: depois de experimentares não vais comprar mais: é tão fácil de fazer! O problema cá em casa é que dura só uma semana...
      Beijinhos

      Eliminar