quarta-feira, 30 de abril de 2014

Frango assado com farinha de milho

À exceção do pão, nunca foi problema adaptar as receitas de salgados com farinha de milho. Se na panificação e pastelaria esta farinha esconde alguns segredos que nos obriga a ter alguns cuidados na sua utilização, nos pratos salgados não costuma ser difícil. Pelo contrário, na maioria dos casos, como nas receitas de peixe, a farinha de milho dá um sabor mais rico e uma textura mais crocante nos assados ou fritos.
A receita que vos trago hoje é um desses casos, inspirada no frango frito que os sulistas dos EUA tanto gostam mas numa versão bem mais saudável. Já não é a primeira vez que faço esta receita mas desta vez decidi dar um toque mediterrânico e lembrei-me da salva. Está bem desenvolvida na minha horta e normalmente ignoro-a: é uma erva com um sabor mais intenso do que aquelas que habitualmente uso, por isso tem de ser usada com algum cuidado e tende a ficar esquecida.


Pensei, no entanto, que neste prato iria combinar bem. O resultado foi um frango assado com farinha de milho acompanhado com esparguete de cogumelos shiitake biológicos e salva.
 


Frango assado com farinha de milho

Ingredientes
1/2 frango biológico cortado aos pedaços e sem pele;
4 folhas de salva fresca;
1 dente de alho grande;
1 limão;
1/2 colher de chá de caril;
1/2 colher de chá de cominhos;
1 pitada de cravinho em pó;
1 colher de sopa (mal medida) de mel de abelhas de qualidade;
1 colher de sopa de azeite;
sal q.b.
farinha de milho biológica q.b.

Como fiz:
Comecei por fazer a uma marinada com o sumo de limão, as folhas de salva e o alho picados e os restantes ingredientes, à exceção da farinha de milho. Coloquei os pedaços de frango na marinada e envolvi-os muito bem. Reservei o frango pelo menos 30 minutos nesta marinada (se deixarem mais tempo melhor). Depois coloquei a farinha de milho num prato e envolvi muito bem cada pedaço de frango na farinha (não usei ovo porque quis mesmo sentir só o sabor da farinha de milho mas poderão fazê-lo).
Coloquei os pedaços de frango com a farinha de milho num tabuleiro de ir ao forno (coloquem papel de vegetal no fundo porque assim é mais fácil lavar o tabuleiro) e por cima, com algum cuidado para não humedecer demasiado a farinha, deitei a marinada restante. Levei ao forno pré-aquecido a 180º durante pelo menos 45 minutos (ou até aos pedaços estarem bem dourados), tendo o cuidado de virá-los para ficarem cozidos e tostados de maneira uniforme.

Esparguete com cogumelos shiitake e salva



Procuro utilizar este tipo de cogumelos com alguma frequência nas nossas refeições (pelo menos uma vez por semana): são muito nutritivos e ricos em proteína (com nove aminoácidos essenciais). Também têm benefícios para o controlo da pressão arterial, redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunitário e segundo a pesquisa que fiz, inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias. Gosto muito de utilizá-los em massas, arroz, risotto, etc., porque dão um sabor muito agradável a estes pratos. 

Ingredientes (para 4 pessoas)
300g de Esparguete de milho biológico sem glúten;
1 dente de alho;
150g de cogumelhos shiitake (podem usar outro tipo de cogumelos frescos);
3 folhas de salva;
azeite q.b.
sal q.b

Como fiz:
Coloquei numa panela água temperada com sal e quando começou a ferver deitei o esparguete para cozer. Numa frigideira salteei os cogumelos, previamente fatiados, em azeite com o alho picado e as folhas de salva até ficarem macios e a salva tostada. É importante mexer sempre bem para não queimar. Tirei do fogão e reservei os cogumelos numa taça funda. Quando o esparguete estava al dente, com a escumadeira passei o esparguete para a taça com os cogumelos. Envolvi tudo muito bem e reguei com um pouco de azeite. Servi de imediato como acompanhamento do frango assado com farinha de milho.


 
Perdoem-me a qualidade desta última foto, mas nesta altura já o caos estava instalado na cozinha com duas terroristas a exigirem comida... 
Da próxima vez tenho mesmo que colocar papel vegetal no fundo do tabuleiro, assim não terei o trabalho de o lavar. Espero que gostem desta sugestão: cá em casa fez muito sucesso.

6 comentários:

  1. Olá,
    Adorei a proposta. Nunca me ocorreu "panar" com farinha de milho o que claramente deve dar um toque bem mais crocante dada a sua consistência. Certamente experimentarei :)
    Já conhecia pelo face mas vou explorar agora o blog. Parabéns pelo cantinho.

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Ainda bem que gostou. E espere que goste do blog :). É verdade: habituamo-nos tanto a usar farinha de trigo que nos esquecemos que existem outras farinhas que são melhores para este tipo de receita e a farinha de milho até é bem conhecida e fácil de encontrar. Obrigada pelo seu comentário

      Eliminar
  2. Que aspecto delicioso! O crocante que a farinha de milho dá ao frango deve ser delicioso. Por acaso nunca experimentei com frango, mas experimentei com lulas e fica delicioso. A combinação do frango com o esparguete com cogumelos é sem dúvida uma sugestão a experimentar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lígia,
      Combinou muito bem: não só a farinha de milho mas também o esparguete com os cogumelos (pode usar outro tipo de cogumelos frescos se não encontrar destes). Experimente, tenho a certeza que vai gostar.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei esse frango, vou experimentar a receita! Também uso muito farinha de milho, e outras sem glúten, porque gosto de variar e não comer sempre as mesmas coisas. Quanto à salva também a tenho no quintal e cresce imenso! Com os cogumelos é uma associação clássica, já experimentaste risotto de cogumelos com salva? É uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste ;) Não experimentei ainda esse risotto mas como a salva funcionou tão bem nesta receita que vou experimentar de certeza: e eu que adoro risotto! Obrigada pela dica e pelo comentário.

      Eliminar