sábado, 15 de fevereiro de 2014

Papas de aveia para uns, "vacas veia" para outros!



Se ao domingo costumam ser panquecas ao pequeno-almoço como referi aqui, ao sábado são papas de aveia, ou "vacas veia!" como diz a minha filha mais nova, de olhos arregalados e sorriso de orelha a orelha. Fiquei apaixonada por este tipo de papas na minha lua-de-mel, em que no hotel no qual ficámos tinham sempre papas de aveia ao pequeno-almoço. Quando regressei tentei fazer mas como não tinha o hábito de consultar receitas na internet a experiência correu muito mal: papas insonsas, sem qualquer sabor, muito diferentes das papas que havia comido no hotel.
Quando comecei a utilizar a internet para encontrar receitas e procurar novos produtos, encontrei várias receitas de aveia e decidi experimentar. Mais feliz fiquei quando descobri uma marca de aveia sem glúten e ainda por cima biológica e é essa que costumo utilizar na confeção das minhas papas. Com o tempo fui-me tornando mais segura e audaz: adocico apenas com mel, adiciono fruta fresca (maçã e banana), frutos secos (bagas gogi, nozes, amêndoas, etc.) e aromatizo com uma pitada de canela.
A minha filha mais nova adora, pede sempre mais e tenho mesmo que recusar, não vá ela sentir-se mal disposta depois. A mais velha ao início torcia um pouco o nariz porque comeu poucas papas em bebé (por causa da alergia ao glúten e na altura também ao arroz) e parecia-lhe um pouco estranho esta nova refeição mas com o tempo habituou-se. Atualmente fica contente quando chega a sábado de manhã e sabe que vai comê-las ao pequeno-almoço: o paladar, de facto, educa-se! O meu marido também gosta muito e por isso é uma opção para um pequeno-almoço saudável e diferente da restante semana.  Na minha opinião, parece-me uma boa alternativa para crianças mais crescidas (a partir de um ano de idade) em que o lanche ou o pequeno-almoço é uma papa. Ao menos neste caso têm mais garantias da proveniência dos cereais que estão a dar.



4 comentários:

  1. Olá,
    Qual a marca que usa e onde compra, por favor?

    ResponderEliminar
  2. Olá bem-vindo(a),

    A marca que eu uso é a Bauck Hof (flocos de aveia sem glúten): encontra em mercearias de agricultura biológica (eu compro numa perto da minha área de residência), normalmente também têm produtos sem glúten, ou mesmo nas lojas Celeiro.
    Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  3. Vais ter que partilhar receita, para o E. Isto é feito com leite, certo? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as minhas faço com leite: eu faço a olho, mas tenta fazer 50g de Aveia (por pessoa), cobrir com leite, 1 colher de chá de mel de abelhas, 1 pitada de sal (ou não) e depois juntas a fruta que quiseres aos bocados (maçã, banana, nozes, bagas goji, etc.). Na bimby colocas 9 min, a 90º (se for feita com leite), velocidade inversa (importante para não pegar no fundo), vel 1 ou 2. No final podes triturar se gostares delas mais desfeitas e uniformes. Se achares muito espessas podes juntar leite frio e mexer até à consistência desejada. Eu faço com leite mas podes fazer com água ou com leites vegetais (de côco, arroz, aveia, amêndoa, etc.).

      Eliminar