quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Contém sulfitos!


Hoje não tive hipótese de fazer o almoço e numa hora de aperto e com muita pena e relutância minha, optei por ir a um supermercado comprar alguma coisa para levar. Como já esperava a escolha não foi fácil e acabei por arrepender-me. Escolhi um conhecido supermercado perto de casa e até dos que eu acho que não será dos piores (não vou mencionar nomes porque para além de achar que não tenho autoridade para o fazer, no fundo, eles não estão a fazer nada de ilegal) e fui com o objetivo de comprar uma pizza congelada, de preferência de legumes, supostamente cozinhada a forno de lenha. Primeiro procurei se haveria algum produto deste género proveniente de agricultura biológica (na mercearia onde habitualmente faço as minhas compras tem pizzas biológicas pré-congeladas), mas não tinha. Então, escolhi aquela que me parecia que teria os melhores ingredientes (cogumelos, legumes, etc.). Como me é habitual, fui ver a lista de ingredientes e deparei-me com os E's todos e mais alguns. Voltei a colocar a embalagem na câmara frigorífica e pensei: "Bem, vou à secção da comida confecionada para levar, ao menos é feita no próprio dia e não terá conservantes nem intensificadores de sabor”. Entre as opções que lá encontrei optei pelo arroz de pato. Pedi para duas pessoas: a funcionária embalou, pesou, e colocou o rótulo. Quando recebi e ao analisar o rótulo a primeira informação que li foi: “Contém sulfitos”! E pronto, concluo mesmo que ou optamos por comida certificada enquanto biológica ou não temos mesmo hipótese...
Se quiserem saber mais sobre os sulfitos na alimentação, esta foi a informação que encontrei na minha pesquisa e sim eu sei que os sulfitos são usados, por exemplo, na conservação do vinho mas parece-me que uma coisa é o vinho (que deve ser consumido com moderação e há a opção de nem consumir) e outra são refeições diárias que todos, até as crianças, supostamente poderão consumir:
"A adição de aditivos é uma prática comum utilizada na conservação de alimentos. Os sulfitos, que incluem o dióxido de enxofre (SO2) e seus sais de sódio, potássio e cálcio (Na, K e Ca), são amplamente utilizados devido ao efeito inibitório sobre bactérias, bolores e leveduras e na inibição de reações de escurecimento enzimático e não enzimático durante processamento e estocagem. O uso desses conservantes deve ser monitorado para evitar que o consumo não ultrapasse a Ingestão Diária Aceitável (IDA – 0,7 mg/kg peso corpóreo). Apesar de sua eficácia, inúmeras reações adversas têm sido relatadas à saúde de algumas pessoas sensíveis aos sulfitos, como na forma de ataques asmáticos e urticária, dessa forma torna-se necessário o controle e informação dos agentes sulfitantes adicionados aos alimentos, bem como pesquisas que visem à substituição desse aditivo, por equivalentes que não prejudiquem a saúde humana."
 Se quiserem ler o artigo na íntegra (é um artigo brasileiro publicado no site do nepa - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação), encontram-no aqui.
 Eu já evito estes desvios dos locais onde habitualmente faço as minhas compras porque e cada vez mais me convenço, as opções isentas de químicos são sempre muito escassas ou mesmo nulas.
De resto, o único conselho que eu hoje vos posso dar é que fiquem atentos, fiquem muito atentos aos rótulos dos produtos que consomem.

Sem comentários:

Enviar um comentário