terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

São brócolos, Real senhor, que crescem na minha horta



Este ano foi o primeiro ano em que plantei uma horta: era um dos projetos que havia idealizado quando optámos por viver no campo e ter uma casa com espaço exterior. Não era propriamente novata sobre o assunto: quando era pequena a minha mãe também tinha uma pequena horta mas ainda assim desconhecia muita coisa importante no cultivo de legumes. Não falarei ainda sobre este projeto: as fotos que tirei na primeira primavera e verão  estão num computador ao qual, no momento, não tenho acesso mas brevemente falarei sobre a criação da minha horta e jardim.
Neste post vou apenas fazer uma reflexão sobre como os brócolos que plantei em julho me têm surpreendido. E embora, no final do verão tenha ponderado arrancá-lo por parecer algo mirrado e triste (já tinha dado muitas folhas, flores e pedúnculos florais ao longo de todo o verão) para dar espaço às plantações de outono, à última da hora deixei ficar porque ainda tinha alguns pedúnculos a nascer. E fiz bem: os dois pés plantados em julho têm dado ao longo de todo o outono e inverno folhas e pedúnculos que aproveito nas sopas e nas refeições como massas, arroz ou simplesmente cozidos a vapor. Ainda hoje apanhei mais uma mão cheia deles: corto-os com a tesoura da cozinha de tão tenrinhos que são (não sei se faço bem ou da maneira mais correta, o que é certo é que eles continuam a vir). Deixo aqui algumas fotos que tirei. Prometo que brevemente vou fazer um post como deve ser sobre como tem sido esta minha experiência de ter uma horta e um jardim:

 

Ora, para quem não sabe, entre outros nutrientes, os brócolos são muito ricos em cálcio e vitamina C e tal como os outros tipos de couves têm antioxidantes e está relacionado com a prevenção de doenças como o cancro (nomeadamente o cancro da próstata). Entre outros benefícios os brócolos melhoram o nosso sistema imunitário e ajudam a prevenir, por exemplo, a gripe. Outro aspeto que achei muito interessante na minha pesquisa foi a capacidade de controlo da bactéria Helicobacter pylori, causadora de úlceras, gastrites e até cancro do estômago.
Eu não faço sacrifício nenhum em comer brócolos (e os caracóis que passeiam alegremente na minha horta também não, embora a mais fustigada até seja a couve-flor). Adoro comê-los de todas as maneiras: cozidos a vapor e regados depois com azeite e folhas de tomilho fresco, incorporados no arroz ou nos molhos de massas. E vou continuar a deixá-los crescer na minha horta: já resistiram ao calor abrasador do verão e ao frio gélido do inverno. Parece-me que estão para durar. Só pode ser um bom investimento...

4 comentários:

  1. Ontem chegaram-me uns brócolos (sou cliente do prove.com) orgânicos fantásticos. Como sou adepto do seu sabor puro, acho que serão cozidos (pouco tempo que não gosto deles "passados") e com um fio de azeite irão acompanhar um robalo escalado assado apenas com sal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha, Sancho!
      Também eu gosto de bróculos "al dente". ;)

      Eliminar
  2. Que maravilha...uma horta! :) e a dar um dos meus legumes preferidos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh, eh, eh! É um projeto em contínua construção: como se quer!

      Eliminar