domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mandem-me às urtigas, por favor!



Lembro-me de ver, em pequena, a minha mãe a travar uma batalha (inglória) contra as urtigas que teimavam em conquistar território na horta da minha mãe. Lembro-me, também, aquando a visita de um primo que estudava para ser chefe de cozinha na Suíça e ao ver a minha mãe a deitar sacos de urtigas fora, este ter-lhe dito: "Oh tia! Não faça isso: na Suíça as urtigas são consideradas um verdadeiro petisco! São usadas nas saladas e nas sopas...". Nós, na altura, achámos estranho e não nos deixámos convencer.
O que é certo é que nas minhas idas ao mercado biológico, comecei a ver alguns vendedores a vender urtigas e a aconselhar o seu consumo tais são os seus benefícios para a saúde. Aconselham utilizá-las em sopas, omeletes ou até mesmo em saladas e em sumos. Então, este fim-de-semana decidi experimentar: quando lá cheguei, infelizmente as urtigas ainda não estavam arranjadas (aproveitam só as folhas, embora já tenha lido que se pode usar tudo, até as raízes) e apesar de as ter colocado de molho na água para perderem a sua agressividade, como me foi aconselhado, ainda assim uma ou outra acabou por mostrar a sua natureza. Ao final de algum tempo e com as mãos a ficar numa lástima, acabei por arranjá-las com uma pinça de cozinha e uma tesoura. Optei por fazer um creme porque como nunca tinha experimentado tive receio da textura das urtigas não ser muito agradável:




O resultado foi um creme realmente muito agradável: o meu marido diz que parece sopa de espargos, eu acho que é parecido com sopa de nabiças, mas com um sabor mais suave. Todos gostámos muitos, inclusivamente as miúdas. Para além do seu sabor,  adorei a cor verde vibrante, que é possível ver nas fotos, originária da clorofila que abunda nesta planta.
Para quem quiser saber mais sobre as propriedades fantásticas da urtiga pode consultar aqui. Encontrarão imensas razões para experimentarem uma planta que deixa de ser uma infestante incómoda para passar a ser uma dádiva da terra.




2 comentários:

  1. foram-me recomendadas ontem, como purificante natural do organismo. Ando no chá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de tentar a sopa: é deliciosa! Vale mesmo a pena. E o chá? É agradável?

      Eliminar