quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

No fundo do caldeirão

Este não pretende ser um blog de culinária ou de receitas. Decidi iniciar este projeto (pessoal) para poder arquivar, partilhar e discutir com outros as ideias e transformações que o meu estilo de vida (nomeadamente a nível alimentar e consequentemente a nível ambiental), tem vindo a sofrer nos últimos anos. É, portanto (ou pretende ser), um blog sobre estilos de vida saudáveis, no qual a alimentação saudável, uma das minhas paixões (e reforço a ideia de que não passarão de opiniões pessoais com algumas fundamentações, é certo, mas não passarão disso mesmo, opiniões), ocupa um lugar de destaque.
Desde há alguns anos que me interesso por perceber e saber ao certo aquilo que como e procuro evitar alguns alimentos, ingredientes, etc. que sei que não são benéficos para a saúde. É claro que no percurso da minha vida este interesse teve avanços e recuos: na adolescência teve inúmeros recuos mas os sinais que o meu corpo deu (e porque não os ignorei ou simplesmente aceitei-os como consequências de uma suposta constituição física) foram importantes para continuar a estar atenta e a procurar respostas para algumas questões que me inquietavam. Algumas pessoas que se foram cruzando no meu caminho também foram deixando as suas marcas e influências: colegas de faculdade vegetarianas despertaram-me para outras alternativas alimentares ou para “erros” e mitos alimentares que e apesar de não me ter tornado vegetariana, me fizeram pensar e continuar a procurar as tais respostas. Também tive pessoas que se cruzaram no meu caminho e que por adotarem péssimos hábitos alimentares reforçaram, também eles, a ideia de que não poderia conformar-me com o que dita a moda no que à alimentação diz respeito.
Entretanto fui mãe e aí sim deu-se a verdadeira transformação (sim, eu sei, é um cliché): já na gravidez e durante o período da amamentação procurei melhorar a minha alimentação, mas quando chegou a fase da introdução da alimentação sólida quis que fosse algo fundamentado não só pelo que dita as orientações do pediatra, mas tentei ir mais além na escolha dos alimentos, a sua origem e modo de produção. Foi nessa altura que fiquei a conhecer o modo de produção de agricultura biológica e até formas mais saudáveis de confecionar, conservar, etc., os alimentos. Quis o destino que a minha filha fosse alérgica ao glúten o que me obrigou a pesquisar ainda mais e a conhecer outras alternativas alimentares. Não, não vou dizer que foi uma tragédia na nossa vida, pelo contrário, esse facto fez-me crescer, conhecer outros tipos de alimentação e consequentemente melhorar a alimentação de todos cá de casa (ao longo do tempo penso que esta ideia irá ficar explicitada em alguns posts que pretendo publicar). Enfim, hoje a alimentação tem um papel quase central na nossa vida familiar e os resultados têm sido francamente positivos.
Como estou cansada do “revirar os olhos” das pessoas que não têm pachorra para estas questões (porque eu gosto de falar sobre este assunto, não com o objetivo de doutrinar ninguém mas porque, como disse antes, trata-se de uma das minhas paixões), ou das piadolas que se fazem sobre a doidinha que só come coisas saudáveis (que finjo não perceber), decidi criar um espaço só meu (um pouco à Virginia Wolf, sabem?) para poder partilhar as minhas ideias sobre esta matéria e ouvir outras opiniões de pessoas que se interessem por este assunto, sem que se sintam melindradas pelo mesmo. Este blog pretende ser um caldeirão de ideias, sugestões, descobertas sobre estilos de vida saudáveis e tal como o caldeirão de Dagda espero que todo(a)s o(a)s que por aqui passem se sintam saciado(a)s. É este o meu desafio… veremos como corre.

2 comentários:

  1. Do pouco que já "desfolhei" atrevo-me a dizer que está a correr muito bem! :)
    Descobri hoje este caldeirão e parece-me que vou ver post a post! Também partilho da "pancada do saudável" e recebo os mesmos olhares (e, decerto, comentários).
    Espero conseguir ter tempo e condições de partilhar as parcas experiências culinárias que vou fazendo, quem sabe dê para trocarmos ideias! (o meu blogue está a precisar de obras e meio ao abandono....)

    Muito grata por todas estas partilhas!

    abraço
    **rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Que bom que gostou e que bom que partilha algumas das minhas ideias. Espero que possamos trocar ideias, conhecimentos e claro... receitas! Beijinhos e bem-vinda ao caldeirão...

      Eliminar