segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Interdito na minha cozinha: caldos concentrados


Um dos produtos interditos na minha cozinha são os cubos de caldos sintéticos que muita gente usa na sua culinária. Lembro-me que quando era criança a minha mãe deixou de os usar (e não os usava há muito tempo) logo que viu uma notícia na televisão que relacionava este tipo de temperos com o cancro (isto terá sido finais dos anos 80, início dos anos 90) e foi produto que nunca mais vi na sua cozinha (ainda hoje mantém o hábito de temperar os seus pratos com ervas aromáticas - que cultiva ou compra - e especiarias). Ao crescer tive contactos com outras cozinhas e deixei-me influenciar por outra forma de ver a cozinha e a alimentação e cheguei a incluir estes caldos em alguns pratos ignorando o que a minha mãe me ensinara. Mais tarde quando voltei a estar atenta às questões da alimentação saudável foi um dos primeiros produtos (nem considero alimentar) que eliminei da minha cozinha.
Infelizmente muitos hábitos importantes (como fazer os próprios caldos caseiros provenientes dos produtos de origem como os legumes, restos das carnes ou ossos, peixe, etc. que não são usados, o temperar os pratos com ervas aromáticas ou especiarias, etc.) perderam-se com a azáfama quotidiana e o que é hoje valorizado são os ingredientes que num toque de mágica tornam uma refeição, supostamente, caseira, rápida e saborosa.
Se nos dermos ao trabalho de ler a lista de ingredientes que constam nos cubos de caldos concentrados (independentemente da marca), facilmente percebemos que é um produto que fará muito mal ao nosso organismo e à nossa saúde. Na minha cozinha é um produto totalmente interdito e não há exceções: nem de vez em quando, nem em dias de festa!
Para quem nunca reparou deixou aqui a lista dos ingredientes que constam nesses produtos:

Ingredientes: Sal, intensificadores de sabor (glutamato monossódico, inosinato e guanilato dissódicos), gordura vegetal hidrogenada e não hidrogenada, extracto de levedura, amido modificado, gordura de galinha, vegetais (cebola, salsa), carne de galinha (0,7%), aromas (contém ovo e soro de leite), especiarias, molho de soja (contém glúten), corante (E 150c), dextrose, antioxidantes (galato de propilo, BHA, ácido cítrico).

Palavras para quê?

Qual a alternativa?
Como referi anteriormente, o que faço é um caldo tradicional, ou seja, cozinho em água, temperada com sal e ervas aromáticas (salsa, louro, etc.) os ingredientes originais (por exemplo, legumes, pescoço, patas de galinha ou mesmo carcaças que ficaram dos assados, cabeças de peixe, ossos, a cozedura do polvo, etc., e sempre que possível biológicos), depois filtro para um pequeno recipiente com um coador e congelo. Tenho uns recipientes que uso só para este fim; inicialmente quando os adquiri eram próprios para congelar leite materno ou sopas de bebé que deixaram de ser utilizados com o crescimento das crianças e então aproveito-os para congelar os caldos que confeciono. Quando faço pratos como risotto, arroz de polvo e outros do género é só deitar o conteúdo congelado: fica óptimo e com a certeza que estou a fazer um prato saudável, realmente caseiro e saboroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário