terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Refeição vegetariana: remissão de um mau fim-de-semana

Abusámos da carne vermelha ao longo do fim-de-semana. Mea culpa, tendo em conta que eu é que sou a cozinheira. Fiz um rolo de carne com o resto do recheio de frutos secos do natal que congelei e acabou por dar um rolo enorme... Ainda pensei em congelar mas como o recheio já tinha sido congelado tive receio e então comemos rolo de carne o fim-de-semana todo. No entanto e como já referi anteriormente, tenho tentado reduzir o consumo de carne vermelha e faço algumas refeições durante a semana sem qualquer tipo de carne. Então, para redimir-me do fim-de-semana, decidi fazer para o jantar de ontem uma refeição vegetariana. Optei pelo arroz com feijão azuki, com lentilhas e tâmaras: um arroz de inspiração marroquina que foi cozinhado com os seguintes ingredientes:

 


Acabei, depois, por não colocar as lentilhas. O arroz já tinha muitos ingredientes e uma boa fonte de proteína, o feijão azuki. Exagerei na proporção do feijão e ficou mais feijão com arroz do que arroz com feijão (ainda tenho alguma tendência em colocar muito feijão a demolhar e esqueço-me que depois de demolhadas as leguminosas aumentam e rendem bastante).
Apesar dos percalços ficou muito bom, sentíamos bem o sabor das especiarias (acrescentei ainda um pouco de cravinho e caril em pó) especialmente o gengibre. Usei, também, a rama das cenouras juntamente com os coentros e a salsa como aromáticas, no final da cozedura. Não tirei foto do resultado final porque entretanto as miúdas saíram do banho, o caos instalou-se na cozinha e não houve tempo para fotos mas à exceção da mais velha (que atravessa uma fase complicada em termos de comportamento à mesa) todos repetiram o prato.

Sem comentários:

Enviar um comentário