quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Grelos e mais grelos


Chegaram os grelos! Eu sei que não é uma frase muito bonita mas é a verdade: chegaram os grelos (ou espigos como se diz na minha terra) de nabiças e de couve. E se dos primeiros não sou grande apreciadora (embora coma sem problemas) em relação aos segundos sou completamente perdida. E desde criança. Era dos poucos legumes (senão o único) que comia com muito prazer, a acompanhar papas de milho cozido, um prato tipicamente madeirense (prometo que um dia mostro), por sua vez pintalgadas com couve galega. Os grelos eram servidos na própria água em que tinham sido cozidos, na qual mergulhávamos as colheradas de milho, bem regados com azeite e tomilho fresco. Ainda hoje é um dos meus pratos favoritos. Simples, reconfortante e que me transporta para a minha infância.
No sábado passado quando os vi no mercado nem hesitei: trouxe um lindo molho. Não pude, ainda, fazer o milho cozido porque estou à espera da farinha de milho branco biológica que encomendei a uma das vendedoras. De qualquer das formas para além de simplesmente cozê-los para acompanhamento, decidi fazer de uma forma que nunca tinha feito: com cuscuz. Aproveitei que as miúdas almoçavam no jardim-escola e lembrei-me de matar saudades de cuscuz (raramente faço porque contém glúten e a minha mais velha não pode comer). O resultado foi este:



O cuscuz foi cozido na água dos grelos que, escorridos,  foram envolvidos depois de o primeiro ter absorvido a água e sido solto com um garfo. No final, um fio de azeite e tomilho fresco diretamente da horta, claro. À noite ainda fiz um risotto de peixe (com as sobras do peixe assado do almoço), cogumelos frescos biológicos e com a restante água (ou caldo) que ficou da cozedura dos grelos. Cheio de sabor!
Fica a ideia de uma refeição rápida e saudável.

2 comentários:

  1. O grelo de couve cozido com um pouco de toucinho, a acompanhar papas de milho é, também para mim, um dos maiores prazeres gastronómicos que posso ter. E não apenas porque me transporta para a infância, mas porque é mesmo bom!
    Sou frequentador recente, mas parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sancho,
      Obrigada e bem-vindo!
      Amanhã estou a contar fazer milho para o almoço (esta frase é-me tão familiar) depois de ir ao mercado e comprar um bom molho de grelos (ou espigos, como preferires). Colocarei mais tarde as fotos ;)

      Eliminar