quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ervilhas estufadas com ovos escalfados



Nos cestos do mercado já começam a aparecer, ao lado das favas, as ervilhas, outra leguminosa da primavera que faço questão de comprar frescas. Cá em casa todos adoram ervilhas estufadas com ovos escalfados. É daqueles pratos que ninguém, principalmente as miúdas, resiste em repetir. No entanto, a minha versão deste prato bem português é vegetariana. Cada vez mais evito carnes processadas como o presunto, bacon, etc., que contêm conservantes e por outro lado, a maioria dos enchidos contém farinha de trigo, por isso substituo estes ingredientes por cogumelos shiitake. 
Mas antes de as cozinhar têm de ser descascadas: manta no jardim, perninhas à chinês e é ver as "três Marias" a descascarem as ervilhas. A mais velha, porém, a dada altura teve uma ideia: "já sei: porquê que não brincamos à cigarra e à formiga? Vocês são as formigas e eu sou a cigarra que passa o verão a cantar". E assim foi... espertinha a menina, não?



Como sementes que são as ervilhas armazenam nutrientes importantes para a produção e crescimento celular. São por isso ricas em proteínas, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) importantes para o sistema nervoso central, sistema circulatório e periférico, pele, cabelo e mucosas. Também possuem vitamina A importante, por exemplo, para a visão e sistema imunitário. São uma boa fonte de ácido fólico, vitamina B6 e vitamina K importante na boa mineralização dos ossos e em conjunto, determinantes na prevenção da osteoporose.
O ideal é comprá-las nos mercados (de preferência biológicos ou pequenos produtores), nesta altura e em grandes quantidades, para o não consumirem congelarem para terem ao longo do ano. Se não comprarem frescas prefiram sempre as congeladas às enlatadas.

Ervilhas estufadas com ovos escalfados

Ingredientes
6 ovos biológicos (o mais frescos possíveis);
1 cebola grande;
1 dente de alho;
150 g polpa de tomate (na época dos tomates uso tomate fresco);
50 g azeite;
200 g de cogumelos shiitake (ou outro tipo de cogumelos biológicos frescos);
500 g de ervilhas frescas (podem fazer mais mas para a minha família com duas crianças pequenas esta quantidade é suficiente);
75 ml vinho branco;
100 ml água (podem usar caldo de legumes ou de carne caseiro, se preferirem);
Sal q.b.;
pimenta q.b.;
1 colher de chá de garam massala
1 colher de chá de curcuma
Coentros ou salsa q.b;

Como fiz (na bimby)
Coloquei no copo a cebola, o alho, o tomate, o azeite e piquei 5 seg. vel 5. Refoguei por 3 min, temperatura varoma, vel 1. Triturei por 15 seg. na vel. 6 para o molho ficar homogéneo. Adicionei depois os cogumelos e programei 3 min, temp. varoma, vel. colher inversa. Adicionei as ervilhas, o vinho branco, o sal, as especiarias, a água e programei 20 minutos, temperatura varoma, vel. colher inversa. Depois de cozidas adicionei salsa picada e misturei.

Para os ovos escalfados (não faço na bimby) 
Este procedimento deve ser feito quando as ervilhas já estão cozidas: numa panela larga coloquei 1litro de água, quando esta começou a ferver diminui a intensidade e parti um ovo para uma taça, com cuidado para manter-se inteiro. Encostei a taça na água para que o ovo deslizasse até à água a ferver. Repeti o procedimento para os restantes ovos (fiz 4 ovos de uma vez e depois os dois restantes) e deixei cozer por 2 a 3 minutos ou até ver que já tinham o aspeto desejado (a cozedura varia um pouco com o tamanho do ovo). Dispus os ovos escalfados por cima das ervilhas e servi de imediato com arroz integral cozido (pode ser acompanhado apenas com pão).

Para quem não tem bimby:
Numa panela larga levem a lume médio o azeite, a cebola e o alho picados e deixem refogar até a cebola começar a ficar translúcida. Adicionem a polpa de tomate e deixem refogar por mais um pouco. Se pretenderem um molho homogéneo, podem triturar com a varinha mágica. Adicionem o vinho branco e deixem evaporar um pouco para então adicionarem as ervilhas e cobri-las com água ou o caldo caseiro, o sal e a pimenta. Tapem a panela e deixem apurar por 20 minutos em lume médio, ou até as ervilhas estarem tenras. 
Abram cada ovo com cuidado para uma taça e deixem-no deslizar para o molho com as ervilhas a ferver em lume brando (se for necessário acrescentem um pouco de água). Repitam este procedimento para os restantes ovos e deixem-nos cozer por 2 a 3 minutos, com a panela tapada. Sirvam de imediato.

Nota: se utilizarem ervilhas congeladas deverão diminuir o tempo de cozedura das ervilhas para 15 minutos.

 
 Podem imaginar o que aconteceu depois da gema escorrer lentamente para as ervilhas...


4 comentários:

  1. As fotos estão a melhorar a olhos vistos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rosa. Vindo de ti que tens fotografias lindas no teu blog é mesmo um grande elogio. Tenho-me esforçado nesse sentido: a imagem tem muito poder para conseguirmos passar a mensagem. E é muito engraçado o desafio de como podemos captar cada pormenor.

      Eliminar