quinta-feira, 29 de maio de 2014

Granola sem glúten com chocolate e laranja

Atualmente, no nosso lanche, a granola é uma presença habitual. Já publiquei duas receitas no blogue mas não resisti em mostrar-vos mais uma. Esta receita foi inspirada na receita de granola de chocolate e laranja do blog Ananás e Hortelã. Quando vi o post decidi que tinha que experimentar e dar uma lufada de ar fresco na minha própria receita de granola sem glúten. Calhou bem a publicação do post porque nesse dia tinha mesmo de fazer, por isso, depois de ler o post, peguei no computador com as orientações da Inês e fui logo para a cozinha. Adoro quando isso acontece: encontro algo que gosto na internet e posso experimentar no momento a receita sem precisar de planear as compras para ter os ingredientes necessários. Foi o que aconteceu.

O que eu mais gosto da granola caseira, para além de comê-la, é que faz um lanche prático, nutritivo, saudável e delicioso. Desde que comecei a comer granola ao lanche deixei de cair na tentação de repetir o pão com manteiga como fazia anteriormente, ou ter de comprar muesli para quebrar essa rotina. Por outro lado, eu diria que as receitas de granola são infinitas. Basta abrir a nossa despensa ou armário, ver o que temos disponível e criamos mais uma nova receita: experimentamos novas combinações de sabores e obtemos um lanche diferente. Outro aspeto que eu gosto na confeção de granola é de se tratarem de receitas simples e como tal as miúdas podem participar, o que adoram, principalmente em provar alguns dos ingredientes à socapa quando me apanham “distraída”…
Claro que como a receita original diz respeito a uma granola com glúten eu fiz uma fusão com a granola que faço normalmente, com a parte final da receita original, ou seja, a calda de chocolate e laranja. Acrescentei apenas na calda raspa de creme de coco. 

Como habitualmente (não quero repetir esta questão todas as vezes que publico um post sob pena de me tornar “chata” mas de vez em quando gosto de lembrar), à exceção do mel (que compro num apicultor local de confiança mesmo não tendo a certificação de agricultura biológica), os restantes ingredientes foram todos biológicos. E desta vez utilizei ingredientes sem glúten que ainda não tinha experimentado na granola:
O trigo sarraceno, que de trigo só tem mesmo o nome, é na verdade uma semente de um fruto semelhante ao ruibarbo e é isento de glúten. Possui ferro e mais proteína que o arroz, o milho e o trigo. É uma fonte rica de magnésio e flavonoides (fitonutrientes protetores contra vários tipos de doença que aumentam a ação da vitamina C agindo, portanto, como antioxidantes), nomeadamente a rutina: ajudam o fluxo sanguíneo, previnem o aumento do colesterol que é prejudicial à saúde (LDL) e protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Consequentemente, o trigo sarraceno, promove a proteção contra as doenças cardiovasculares.

Outro ingrediente que utilizei pela primeira vez na granola foram os flocos de teff. Descobri recentemente este cereal e estou verdadeiramente rendida. Adoro o seu sabor e textura e tenho usado em batidos, granola, no pão, etc. Segundo a minha pesquisa, já é chamado a "nova quinoa" devido às suas propriedades nutricionais, nomeadamente ao elevado teor de proteína: consta que possui uma composição de aminoácidos excelente (todos os 8 aminoácidos essenciais para os seres humanos). Tem, inclusivamente, níveis de lisina mais elevados do que o trigo ou a cevada. Trata-se de um cereal, sem glúten e com uma concentração elevada e variada de nutrientes como o cálcio, ferro, fibra, proteína, cobre, alumínio, bário, fósforo e tiamina. Também é rico em hidratos de carbono e o seu teor de ferro é facilmente absorvido pelo organismo.
Constitui a base da alimentação da população da Eritreia e Etiópia, nomeadamente para a preparação de um tipo de pão chato, o injera (que eu adoraria provar).
Para já só consigo encontrá-lo à venda em forma de flocos, mas adorava encontrá-lo na sua versão integral para poder cozinhá-lo como acompanhamento.

Granola sem glúten com chocolate e laranja

Ingredientes
100g de flocos de milho sem açúcar;
100g de flocos de aveia sem glúten;
150g de frutos secos (eu usei amêndoas, avelãs e nozes);
4 colheres de sopa de sementes de chia;
2 colheres de sopa de sementes de sésamo;
4 colheres de sopa de trigo sarraceno;
4 colheres de flocos de teff;
2 ou 3 colheres de sopa de arandos secos;
2 ou 3colheres de sopa de coco laminado tostado;
2 ou 3 colheres de sopa de pepitas de chocolate negro;

Para a calda de chocolate e laranja
1/4 de chávena de água;
1/2 chávena de mel de qualidade;
4 colheres de sopa óleo de girassol (biológico e prensado a frio);
2 colheres de sopa de cacau puro em pó;
raspa de 2 ou 3 laranjas;
raspa de creme de coco (não está incluído na receita original);

Como fiz:
Comecei por triturar de forma grosseira os frutos secos (apenas para se partirem, porque gosto de encontrar grandes pedaços de amêndoas, nozes e avelãs). Depois numa tigela grande deitei todos os ingredientes secos (à exceção dos arandos secos, o coco laminado e as pepitas de chocolate) e misturei-os bem mas com cuidado para não partir os flocos de milho.
Numa panela pequena coloquei o óleo, água, o mel, o cacau, a raspa de laranja e do creme de coco. Levei a panela a lume brando e mexi sempre até a mistura derreter e ficar homogénea. Adicionei esta mistura líquida aos secos e envolvo muito bem.





Espalhei a granola num tabuleiro grande forrado com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar e ficar crocante. Vejam as recomendações que coloquei aqui para o processo de cozedura. São muito importantes!
Depois deixei arrefecer totalmente e adicionei os arandos, o coco laminado e as pepitas de chocolate. Coloquei num frasco hermético (pode ser conservado até 3 semanas).
Espalhei a granola num tabuleiro grande forrado com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar e ficar crocante. Vejam as recomendações que coloquei aqui para o processo de cozedura (depende muito do forno que têm). São muito importantes!
Depois deixei arrefecer totalmente e adicionei os arandos, o coco laminado e as pepitas de chocolate. Coloquei num frasco hermético (pode ser conservado até 3 semanas).

Que posso mais eu dizer? Tem chocolate, tem frutos secos, tem coco... estão convencidos? Nós ficámos.

E claro, como tão bem sugere a Inês, servida com iogurte e morangos frescos é um lanche dos deuses:


2 comentários:

  1. Uau ... que aspecto delicioso! Já não faço granola à algum tempo. Gosto de a comer com iogurte, mas também a gosto de incorporar em bolos. Esta calda de chocolate, deve dar-lhe um sabor fantástico. E o que eu aprendo, quando aqui venho é fantástico. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia,
      Que bom que gostou: fico contente em poder ajudar. E que ideia fantástica de incluir granola nos bolos, vou ter de experimentar. Obrigada

      Eliminar