sexta-feira, 23 de maio de 2014

Uma experiência complicada: Rugelach

A conversão de receitas com farinha de trigo, ou outras com glúten, para uma versão sem glúten não é muitas vezes (a maior parte das vezes) fácil. Já aqui falei sobre isso várias vezes e embora já tenha alguma "mão" nas farinhas sem glúten ainda me deparo com verdadeiras batalhas quando tento converter pela primeira vez uma receita. Esta foi, sem dúvida, uma delas. E quando se tem a " de "mania" de substituir as farinhas brancas sem glúten que existem no mercado (bem mais fáceis de trabalhar) para as farinhas integrais, bem como outros ingredientes para opções mais saudáveis, o desafio é ainda maior.
Hesitei muito em publicar este post:  para conseguir um resultado minimamente apresentável tive que andar às voltas com a massa, deu muito trabalho e o resultado final não é mau de sabor (não ficou nenhum para contar história, as miúdas adoraram o que compensou o sentimento de frustração com que fiquei) mas também não achei nenhuma especialidade (não sei se acharia o mesmo da versão com glúten, pelo que tenho lido são deliciosos). Para agravar a situação as fotografias não ficaram como pretendia. Enfim... podia estar num dia mau. Às vezes acontece... desculpem o desabafo!
Ainda assim, depois de muito pensar se deveria ou não publicar o post, decidi avançar com a publicação. Se este blog tem como objetivo partilhar a minha busca por um estilo de vida saudável, nomeadamente a nível alimentar, com a condicionante de não poder utilizar produtos com glúten devido às circunstâncias familiares, não posso cair na tentação de publicar apenas o que corre bem, o que ficou bonito e o que foi fácil, mas também as experiências que foram difíceis e que até correram menos bem. Não quero que as pessoas que seguem o blog fiquem com a ideia que afinal isto até é fácil, provocando-lhes um sentimento de frustração e insucesso quando as coisas não lhe correm bem. Acreditem, comigo acontece muitas vezes...

Esta receita diz respeito a um desafio de um grupo que aderi recentemente Dorie às sextas, inspirado nas receitas da autora do blog Tuesdays with Dorie. Aderi a este grupo precisamente para desafiar-me a mim própria em converter receitas normais, não escolhidas por mim, para uma versão sem glúten. Logo que vi o primeiro desafio percebi que não ia ser fácil e até pensei em não participar (receitas à base de massa quebrada são sempre uma verdadeira batalha) mas depois entendi que se escolhesse apenas as receitas que já estou mais familiarizada (bolos, pães, tartes, etc.) então não estaria a desafiar-me e seria mais do mesmo. Meti a mão na massa: repetidamente! Andei para trás e para a frente com os passos da receita até encontrar uma solução (como direi) manuseável...
Os rugelach são um género de croissants de origem judaica muito particulares, que levam na sua massa queijo fresco. Procurei também substituir alguns ingredientes por opções mais saudáveis como a manteiga por óleo de girassol (biológico e prensado a frio) e usei açúcar de coco biológico. Aqui fica a minha versão de Rugelach sem glúten, se quiserem ver a receita original, encontram-na aqui:

Ingredientes

Para a massa
115 gramas de queijo quark biológico;
50 ml de óleo de girassol biológico e prensado a frio;
1 ovo biológico (tive de acrescentar para ser o agente ligante da massa, a receita original não leva ovo);
160g (aprox. 1 chávena) de farinha de milho biológica;
1/4 colher de chá de sal;

Para o recheio
2/3 de chávena de compota de alperce biológica;
2 colheres de sopa de açúcar de coco biológico;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/4 chávena de nozes biológicas em pedaços;
1/4 chávena de passas biológicas;
2/3 de chávena de pepitas de chocolate biológicas (podem partir uma tablete de chocolate de culinária em pedaços muito pequenos);

Para a cobertura
1 ovo biológico grande;
1 colher de chá de água fria;
2 colheres de sopa de açúcar de coco biológico;

Como fiz a massa
Deixei o queijo quark a descansar no balcão durante dez minutos para amolecer ligeiramente (mas  é importante que continue frio). Na Bimby (podem usar um processador de alimentos normal) coloquei a farinha, o sal, o queijo e o óleo de girassol e carreguei no botão turbo umas 10 vezes, tendo o cuidado de raspar as paredes com a espátula para misturar bem todos os ingredientes, até a massa ficar misturada sem formar uma bola. Deitei a massa numa tigela e formei uma bola com as mãos (é importante serem rápidos, porque quanto mais a massa aquecer, mais difícil será de manuseá-la porque tem tendência a agarrar-se às mãos). Imagino que a utilização da manteiga facilite muito mais todo este processo porque dará mais consistência à massa. Ainda assim, preferi optar por uma fonte de gordura mais saudável. Cortei a bola à metade e formei duas bolas. Embrulhei em película aderente e refrigerei durante 3 horas.
 
Como fiz o recheio
Aqueci a compota num tacho em lume brando até ficar líquida. Misturei o açúcar e a canela numa tigela. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.

Como fiz para formar os bolos (a verdadeira batalha)!
Tirei uma das bolas de massa do frio: percebi logo que não tinha uma tarefa fácil pela frente, já que a massa continuava muito mole. Sobre papel vegetal polvilhado com farinha de milho estiquei a massa com o rolo da massa até formar um círculo (ficou muito longe de um círculo perfeito porque a massa tende a partir-se nas extremidades) entre 28-30 centímetros. O objetivo é estender a massa o mais fina possível, mas eu não pude esticá-la muito porque a dado momento colava-se ao papel e não conseguia enrolá-la posteriormente. Pincelei a massa com uma camada fina de doce, polvilhando o círculo com metade da mistura de açúcar e canela. Cobri com metade das nozes, metade das passas e metade do chocolate. Cobri a superfície com papel vegetal e pressionei suavemente o recheio sobre a massa. Retirei o papel e guardei-o para a segunda leva de bolos. Com um cortador de pizza, cortei a massa em triângulos compridos e com a base estreita ( a maneira mais fácil é cortar a massa em quartos e cada quarto em triângulos).  Os triângulos, não ficaram perfeitos, porque as extremidades do "círculo" não ficaram lisas, porque tendiam a partir-se como já expliquei. Começando na base de cada triângulo, enrolei a massa de modo a que cada bolo pareça um pequeno crescente (como um croissant). Aqui foi outro desafio, porque como vos disse a massa ficou mole, embora maleável e teve tendência a agarrar-se ao papel, tive mesmo que polvilhar com muita farinha e enrolar com muito cuidado para a massa não se partir. Coloquei os rolos num tabuleiro, garantindo que as pontas ficassem debaixo do rolo, e refrigerei pelo menos durante 30 minutos antes de levar ao forno. Repeti o processo para o segundo disco de massa. Os bolos podem ser refrigerados durante a noite ou congelados até dois meses, não devendo descongelar-se antes de levar ao forno mas sim dar mais alguns minutos de cozedura.
 
Como fiz a cobertura
Misturei o ovo com a água e pincelei cada bolo com a mistura. Polvilhei com açúcar de coco.

Coloquei os bolos no forno pré-aquecido a 175ºC entre 20 e 25 minutos ou até estarem bem dourados. Transferi para a grelha do forno e deixei arrefecer até estarem mornos.

O resultado final foram uns bolinhos agradáveis em que se sente a mistura do ácido do alperce com o doce das passas e o açúcar de coco. Como referi as miúdas adoraram e nós também gostámos, mas fazê-los novamente? Não sei se farei...


Ah, já agora: vejam os resultados das receitas originais (se comem receitas com glúten) o aspeto é bem melhor...


12 comentários:

  1. Vamos lá então a ver se desta fica o comentário.
    A tua massa parece ter sido feita com farinha de milho amarelo e como tal muito difícil de trabalhar, talvez adicionando um pouco de amido de milho ou de fécula de batata a tornasse mais elástica e fácil de trabalhar e assim não abrisse fendas ao cozer. Gostei muito da opção do recheio a fazer lembrar o recheio da e fiquei muito curiosa quanto ao açúcar de coco que não fazia ideia que existia. Não entendo nada do assunto "sem glúten" por isso espero não ter dito nenhum disparate quanto às opções que sugiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela,
      Desta vez ficou ;) e bem-vinda ao meu caldeirão.
      Tens razão o amido de milho ou a fécula de batata teriam ajudado, mas eu evito as farinhas brancas ou processadas, ainda assim é uma boa sugestão para ocasiões especiais ;). Quanto ao açúcar de coco é um tipo de adoçante muito mais saudável que o açúcar de cana e não tem o sabor a coco (para quem não gosta deste fruto). Obrigada pelo teu comentário ;)

      Eliminar
  2. Foi uma grande aventura. Concordo contigo que o blogue não serve só para partilhar sucessos. Os insucessos fazem parte da vida e a sua partilha pode ajudar outros, bem como podemos obter algumas dicas que nos ajudem a melhorar. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Bem-vinda ao meu caldeirão. Sim, concordo contigo e foi nessa perspetiva que fiz questão de publicar o post. Obrigada pelo teu comentário.

      Eliminar
  3. Olá Maria Joao!
    Acho que é a primeira vez que vejo o teu blog! Mas olha, antes de mais, dizer-te que dias maus, todas temos! E mais quando achamos que as coisas nao nos correm bem! Apesar do aspecto que nao te convence, mesmo as versoes com gluten, tb nao ficam direitinhas!
    E isso de tentar alterar as receitas para versoes sem gluten e muito mais saudaveis, é de louvar! Nao tenho ca por casa nenhum problema com gluten, mas se tivesse ia ser um problema porque nao sei como me iria desenvencilhar!
    E se as pequenas gostaram, acho que vais ter que repetir!
    Olha e usares farinha de amendoa, para dares mais textura? Ja pensaste nisso?
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mena,
      Bem-vinda ao meu caldeirão. A necessidade faz o engenho: ao início fiquei meio perdida mas agora até me atrevo a tentar receitas como esta: uma vez corre bem outras nem por isso mas aprendo sempre alguma coisa. E tenho a certeza que contigo seria igual. E que bela ideia a de adicionar farinha de amêndoa, vou experimentar até mesmo em massas para tartes que faço algumas vezes. Obrigada pelo teu comentário ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu cá acho que eles têm muito bom aspeto!

    E se não estivesse saborosos não tinham desaparecido...

    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      Bem-vinda ao meu caldeirão.
      Obrigada pelo teu comentário. Sim, de sabor não estavam nada maus ;).

      Eliminar
  5. Olá Maria João! Imagino a dificuldade... eu diria que o problema não terá sido tanto a farinha (apesar de ter pouca experiência com farinhas sem glúten), mas sim o óleo por ser líquido. Experimenta para a próxima pôr o óleo no frigorífico de forma a ficar sólido (mais parecido com a manteiga, no fundo) e usá-lo como se fosse manteiga. Isto é, se te atreveres a repetir :) De qualquer modo, ficaram com bom aspecto. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Que ideia fantástica! Nunca me teria ocorrido. Se não experimentar nesta receita irei certamente experimentar noutras que faço do género como bases de tarte. Obrigada pelo teu comentário ;)

      Eliminar
  6. Muitos parabéns pela publicação. Apesar de tanto contratempos ficaram lindos e deliciosos, e isso vale todo o esforço que tiveste.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gisela,
      Bem-vinda ao meu caldeirão. Obrigada pelo teu comentário ;)
      Beijinhos

      Eliminar