segunda-feira, 26 de maio de 2014

Trufas de frutos secos e coco

Este fim-de-semana foi de aniversário cá em casa: o meu marido fez 40 anos! Ao pensar que quando o conheci ele era um mocinho de 28 anos (parece que foi ontem) e apesar de eu ainda estar a caminho dos 35, não consigo deixar de sentir-me, como direi... com aquela idade que eu achava que levaria muuuito tempo a chegar. 


Mas nostalgias à parte, foi o pretexto ideal para experimentar as trufas que eu comi quando fui à Quinta da Mizarela na Serra do Açor. Só tinha a informação dos ingredientes e de resto foi pensar como teriam sido confecionadas. Tendo em conta que são umas trufas completamente cruas não seria difícil certamente e não me enganei. O que eu mais gosto nas receitas de raw food é que são receitas muito simples e extremamente fáceis de fazer. E normalmente são sem glúten, sem produtos lácteos, sem ovo e sem açúcar. Perfeito para quem tem intolerâncias alimentares ou quem, por opção, excluiu este tipo de produtos da sua alimentação. Por outro lado, é aquele tipo de receita que as crianças adoram e devem participar na sua confeção. Qual é a criança que não gosta de fazer bolinhas com as mãos?

Não sei se já repararam mas estou a tentar redimir-me das fotografias do último post. Modéstia à parte estas ficaram bem melhores, não acham?

Trufas de frutos secos e coco
Ingredientes (para aprox. 20 trufas)
100g de flocos de aveia sem glúten
50g de sementes de girassol
50g de amêndoas
6 tâmaras medjool
30g de água de arroz (opcional)
coco ralado

Como fiz
Na Bimby (podem fazer numa picadora normal), deitei as sementes de girassol e triturei-as muito bem, pressionando a tecla turbo, até ficarem em farinha. Reservei numa taça ao lado. Deitei os flocos de aveia, as amêndoas e triturei-as muito bem também. Adicionei a farinha de sementes de girassol e misturei tudo à velocidade 5. Adicionei as tâmaras sem caroço e voltei a triturar tudo muito bem até as tâmaras ficarem trituradas e difundidas uniformemente com os restantes ingredientes (as tâmaras como são mais pastosas devem ser sempre adicionadas à parte para facilitar este processo). Se não gostarem de tâmaras podem substituí-las por passas (como não fiz com passas não sei indicar ao certo a quantidade que deverão deitar, mas penso que 50g deverá resultar). Adicionei a água de arroz e misturei à velocidade 5 até obter uma massa compacta, mas maleável.

Fiz mais meia dose de outra forma e por isso indiquei que a água de arroz é opcional: Coloquei de molho as sementes de girassol e as amêndoas durante pelo menos 1 hora (se puderem deixem mais tempo). Escorri as sementes e as amêndoas e deitei na Bimby, juntamente com os flocos de aveia. Triturei tudo muito bem, pressionando a tecla turbo. Adicionei as tâmaras e voltei a triturar até obter a mesma massa compacta. Neste caso a água e o óleo que se soltam das sementes e das amêndoas é suficiente para ligar todos os ingredientes e já não é necessário adicionar a água de arroz.

Coloquei coco ralado num prato. Pus uma porção de massa nas palmas das mãos e formei bolinhas pequenas (são muito fáceis de fazer porque não se agarram às mãos). Foi nesta fase que as miúdas adoraram participar (atenção que como se tratam de trufas cruas a higiene das mãos é fundamental na sua confeção):

Depois das bolas bem formadas passa-se pelo coco ralado até ficarem cobertas pelo mesmo. Posto isto, estão prontas a comer, mas se preferirem podem colocá-las no frigorífico. Se não gostarem de coco ralado podem optar por servir mesmo sem nada, ou passá-las por cacau, amêndoa moída, etc. Eu como ia ter uma convidada que não gosta de coco, deixei algumas sem qualquer cobertura:

No que diz respeito ao sabor não notei qualquer diferença nas duas maneiras de fazer (com e sem água de arroz) e ao comer nem consegui distinguir umas das outras. E gostei de ambas, claro.

Hoje de manhã, as míudas levaram algumas para a escola porque iam ter outra festa de aniverário cada uma. Assim, fico mais descansada porque sei o que estão a comer...

6 comentários:

  1. As fotos estão maravilhosas! A experimentar, sem dúvida, pois têm um aspecto delicioso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lígia. As trufas ajudaram: são muito fotogénicas! Depois diga o que achou ;)

      Eliminar
  2. Esta receita deve ser uma delícia!
    E essas bolinhas feitas por essas mãozinhas de fada!
    Será possível saber-se qual a duração das trufas, após a sua confeção?
    Ficaria muito agradecida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pelo seu comentário.
      Infelizmente não lhe sei dar uma resposta certa para a sua questão, embora, por não levarem ovos ou laticínios devem ter uma validade mais longa do que esse género de alimentos. Ainda assim eu não arriscaria mais do que 3 dias fora do frigorífico. Se quiser fazer em maior quantidade pode sempre optar por congelar e ir descongelando à medida que for precisando.

      Eliminar
  3. Um docinho assim dá gosto comer! :)
    Eu ainda lhe juntava um bocadinho de cacau cru em pó, mas só porque ando mesmo gulosa!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês,
      Eu experimentei cobrir por fora, em vez do coco e achei que abafava muito os restantes sabores. Mas talvez adicionar aos restantes ingredientes antes de formar as bolinhas resulte melhor. É uma ideia a experimentar ;)

      Eliminar