segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sobre a quinoa: importante saber!



Recentemente uma pessoa conhecida informou-me que apesar da quinoa ser um excelente alimento em termos nutricionais, requer alguns cuidados que devem ser assegurados na sua preparação e lavagem.
A pesquisa que fiz após essa conversa foi consistente com a informação que me foi dada: a quinoa e outras plantas, como as lentilhas, produzem saponina, uma substância que se caracteriza pela formação de espuma e com propriedades de detergente e surfactante, que as protege de possíveis pragas. Esta substância não deve ser consumida e por isso a quinoa e outras sementes deste tipo de plantas, devem ser muito bem lavadas antes de serem cozinhadas.
Para vos explicar melhor como passei a preparar a quinoa realizámos um vídeo, o nosso primeiro vídeo, por isso desculpem alguma imprecisão (acho que inclusivamente fiquei com mais cabelos brancos). Espero que gostem e que vos seja útil. Eu achei muito importante partilhar a informação: 

 Música "Saturnália" da autoria de El Hijo

E vocês? Já tinham conhecimento desta informação? Como costumam preparar a quinoa?

6 comentários:

  1. Não conhecia.
    Obrigada por partilhar mais esta informação.
    A parte final, não me passou despercebida: o borrifar as plantas com a água da lavagem. Gostei!
    Um beijinho muito especial, para as duas princesinhas que tanto colaboram com a mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. A parte final foi mesmo algo que me lembrei que poderá funcionar atendendo o objectivo da saponina nas plantas e é uma forma de aproveitar a água ;).

      Eliminar
  2. Por acaso quando fui ao mercado comprei quinoa para experimentar e agradeço esta informação pois desconhecia completamente. Agora já sei o que fazer quando a cozinhar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que foi útil:)! Eu também só descobri recentemente como disse e achei que era importante passar a informação. E passarei a ter mais cuidado com as lentilhas também. Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito bom! Saiu bem o vídeo! :-) Gosto da receita caseira para as plantas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :) Ai o trabalho que me deu: mas agora que aprendi talvez me aventure mais mas não tão cedo. Ufa!
      Quanto à receita caseira, há dias postei uma à base de sabão azul e tea tree e funcionou muito bem (não sei se chegaste a ler esse post), mas lembrei-me desta ideia que ainda consegue ser mais natural e reaproveitar a água da lavagem. Beijinhos

      Eliminar