sexta-feira, 2 de maio de 2014

Não resistimos e voltamos aos hambúrgueres


Depois de muitos anos voltamos aos hambúrgueres! É verdade: já não comia um hambúrguer há anos (nem me lembro do último) mas este fim-de-semana decidi apresentar este prato às minhas filhas. E é agora que vocês pensam: mas ela endoideceu? Depois de tudo o que já escreveu neste blog e agora recomenda... hambúrgueres? Não, não enlouqueci, simplesmente encontrei uma receita num blog que tenho seguido recentemente, o Pure Ella, de hambúrgueres de quinoa e grão-de-bico: vegan e sem glúten. E devo dizer-vos que vamos repetir. Sem dúvida, alguma. Frequentemente. E com muito gosto...
Fiz algumas alterações da receita original, como habitualmente, porque não estava a conseguir montá-los: a mistura não ligava e partiam-se com muita facilidade. Pensei no ovo mas queria que se mantivessem vegan, por isso lembrei-me: o que é que combina muito bem com grão-de-bico e com a quinoa? Pois é: o azeite! E resolvi o problema. Aqui fica a receita:

Hambúrgueres biológicos de grão-de-bico e quinoa

Ingredientes (deu para14 hamburgueres)
1 cebola pequena;
2 dentes de alho;
1 chávena cheia de grão-de-bico previamente cozido;
3/4 de chávena de quinoa previamente cozida;
2 colheres de sopa de farinha sem glúten (eu usei de millet mas a receita original refere farinha de grão-de- bico, podem usar também de quinoa ou qualquer outra sem glúten);
3 colheres de sopa de farinha sem glúten à parte para enfarinhar os hambúrgueres;
salsa ou coentros frescos (eu usei salsa);
1-2 colheres de chá de sal marinho;
1 pitada de pimenta-preta moída no momento;
4 colheres de sopa de azeite;
óleo de girassol biológico e prensado a frio ou azeite para fritar.

Como fiz:
No dia anterior cozi o grão-de-bico (demolhado) e a quinoa, em água temperada com sal. É muito fácil cozer quinoa: duas medidas de água, temperada com sal, para uma medida de quinoa. Quando estiver a ferver deita-se a quinoa e tapa-se. Coze em aproximadamente 20 minutos (a água é totalmente absorvida como no arroz).
No dia da confeção comecei por picar bem a cebola e o alho (se preferirem, podem usar a Bimby ou uma picadora para esta tarefa). Numa frigideira, refoguei-os com um pouco de azeite até a cebola ficar translúcida.
Coloquei o grão-de-bico cozido e escorrido na Bimby (podem utilizar uma picadora normal) e moí muito bem até ficar numa pasta homogénea. Coloquei a pasta resultante numa tigela funda e acrescentei a quinoa, a cebola e o alho refogados, as 2 colheres de farinha sem glúten, a salsa, o sal, a pimenta-preta e o azeite. Misturei tudo muito bem e provei para ver se os temperos precisavam de retificação.

Num prato raso coloquei as 3 colheres de farinha de millet e comecei a formar os hambúrgueres: coloquei uma porção da mistura nas mãos e formei uma bola do tamanho de uma bola de golfe (não caiam na tentação de fazê-los maiores porque irão partir-se) e depois achatei em formato de hambúrguer. Depois de formados passei os hambúrgueres na farinha de forma a ficarem envolvidos mas sem excessos. É claro que nesta fase tive uma ajuda preciosa.




Quando passei à parte de fritá-los, cometi um erro: coloquei óleo em excesso na frigideira e o que aconteceu é que os primeiros absorveram muito óleo, ficaram moles e difíceis de manusear, partindo-se. Percebi que tinha de corrigir esta situação para os seguintes e então deixei a frigideira apenas untada com o óleo (não é preciso mais e até é mais saudável). Coloquei os hambúrgueres e deixei criar uma crosta dourada para então virá-los com cuidado. Servi com esparguete sem glúten e brócolos cozidos.


É um prato ótimo para aproveitamento de restos (grão-de-bico e quinoa cozidos) e que pode ser congelado antes de serem fritos, para aqueles dias em que não temos tempo nem para pensar e precisamos de uma refeição rápida mas saudável.
Para perceberem como foram bem recebidos à nossa mesa, a mais nova depois de ter acabado levantou o prato e disse: "Qué mais buga!". Nem mais…


4 comentários:

  1. Eu adoro hamburgers vegetarianos! :)
    Estes foram mesmo bem recebidos, fiz com farinha de quinoa e com muitos coentros, adorei.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Bem-vinda ao caldeirão. Ainda bem que gostaste. Cá em casa também passaram a ser obrigatórios. Com coentros devem ficar ótimos também ;). Beijinhos

      Eliminar