quinta-feira, 12 de junho de 2014

Crumble de frutos vermelhos e pepitas de chocolate

Sim, eu sei: tenho andado ausente. Estou na reta final do meu mestrado e tudo junto (exames, trabalhos, filhas e casa) não é fácil. No entanto, apesar de algum cansaço, penso que vou poder retomar as atividades que ficaram em banho-maria, nomeadamente o blog. 
Não foi fácil escolher a receita que vos trago hoje: esta coisa de tirar fotos à comida que confecionamos e procurar a melhor imagem, torna-se viciante. Tenho muitas em lista de espera para desfilar pelo blog e quando fico indecisa da receita que devo publicar escolho precisamente pelas fotografias, pela melhor imagem que consegui captar no momento. Já diz o ditado e muito bem, "os olhos também comem". E hoje  a vencedora foi um crumble de frutos vermelhos e pepitas de chocolate, feito já há algum tempo, por alturas do aniversário do meu marido (a pescada com coco e batata-doce terá de esperar mais uns dias). Não há nada mais cativante do que o vermelho vivo dos morangos...
...e das cerejas.
Ainda não tinha tido o prazer de vos trazer uma receita que incluísse cerejas. Sim, também é verdade que raramente consigo guardá-las para um qualquer fim culinário, por muito bom que o resultado seja. Porque cerejas, são cerejas...é difícil tê-las ali ao lado, vermelhas, suculentas, carnudas, enfim, sedutoras e não comê-las (quase) de uma só vez.

Mas desta vez consegui guardar algumas para um crumble sem glúten e biológico, claro!



Crumble de frutos vermelhos e pepitas de chocolate
 
Ingredientes
1 chávena de farinha biológica sem glúten (desta vez usei de millet);
1 chávena de flocos de aveia biológica, sem glúten;
1/2 chávena de açúcar de coco biológico (ou açúcar integral biológico ou stevia) + 3 colheres de sopa de açúcar de coco;
3/4 de chávena de óleo de girassol ou óleo de coco, biológicos e prensados a frio;
pepitas de chocolate biológicas;

Como fiz
Numa taça funda misturei a farinha com os flocos de aveia e o açúcar de coco. Depois adicionei o óleo de girassol (para a próxima vou experimentar com óleo de coco, como tem uma textura diferente têm de usar uma faca para ir desfazendo até que se misture com os restantes ingredientes). A mistura nesta altura deverá ter uma textura areada. 
Numa assadeira coloquei  os morangos cortados às metades e as cerejas sem caroço. Adicionei as 3 colheres de açúcar de coco (vão provando para ficar ao vosso gosto, porque depende muito da doçura dos frutos) e as pepitas de chocolate. Misturei tudo muito bem.

Deitei, depois, a mistura de cereais por cima dos frutos e espalhei bem de forma a tapá-los bem. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 20 minutos.

Podem servir este crumble, de preferência ainda morno, com gelado, ou até mesmo com iogurte natural. É uma sobremesa ideal para colocar na mesa depois de um almoço de verão, de preferência no jardim...

4 comentários:

  1. Belas imagens!
    Tenho água na boca!

    ResponderEliminar
  2. Olá, depois da nossa conversa no Mercadinho tive curiosidade, parabéns. Temos que fazer mais encontros e partilha e experiências, vamos falando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      Que bom encontrá-la no meu caldeirão. Seja muito bem-vinda! Acho que tem razão. Adorei o dia de ontem e faz muita falta encontros daqueles para que possamos partilhar ideias e experiências. Beijinhos e até terça-feira ;)

      Eliminar