quinta-feira, 31 de julho de 2014

Mercadinho biológico do Funchal


Já todos sabem como gosto de mercados, já todos sabem como gosto ainda mais de mercados biológicos. Desta vez venho falar-vos de um mercado biológico que conheci recentemente e que decorre todas as quartas-feiras na cidade do Funchal, no Largo da Restauração.
Devo confessar que ao chegar fiquei surpreendida com a oferta e variedade de produtos. Cores, formas, texturas e aromas saltam das bancas que desfilam no espaço. Hortaliças, ervas aromáticas, pão e frutas, muitas frutas, nomeadamente tropicais, típicas desta região: mangos (mais pequenas que as conhecidas mangas, mas não menos doces), bananas, physalis, filodendro e muitas mais. Também fiquei impressionada com a afluência de pessoas, mostrando que na região a produção biológica já é muito valorizada. Sendo madeirense não posso deixar de ficar orgulhosa com a forma como a produção biológica tem ganho cada vez mais destaque e adeptos na região. Nestas últimas férias não tive qualquer dificuldade em manter os meus hábitos alimentares: a minha mãe e irmã são clientes assíduas deste mercado e de outros pontos de venda de produtos biológicos ou ecológicos e inclusivamente tivemos a oportunidade de visitar a Quinta do Pomar, mas isso dará um outro post. Até em restaurantes encontrei por diversas vezes oferta de refeições confecionadas com produtos biológicos. Não é por acaso que a ilha da Madeira foi uma das primeiras regiões, a nível mundial, a proibir a produção de alimentos geneticamente modificados.

Como já é habitual na produção biológica os produtos falam por si e pouco há a dizer que supere o aspeto e a vontade de os colocar no cesto das compras, por isso deixo-vos com algumas imagens da minha visita a este mercado que conta  com 10 anos de existência:





É bem visível nos produtores o orgulho que têm no seu trabalho, nos seus produtos e na região que com o seu microclima permite uma boa oferta todo o ano. Também aqui se ouvem os produtores a partilharem os seus conhecimentos e técnicas com os clientes: "Vou ensinar-lhe a semear batatas sem precisar de cavar..." dizia um. Também aqui os vendedores passam a conhecer os seus clientes e vice-versa, convidam-nos, com orgulho, a conhecerem as suas explorações e despedem-se com um sorriso nos lábios dizendo: "Então até para a semana!"







1 comentário:

  1. Bom trabalho!
    Na passada quarta feira, comprei figos ótimos e uvas americanas saborosíssimas!
    Beijinho

    ResponderEliminar