sábado, 14 de junho de 2014

"A alimentação biológica - moda ou saúde?"

Já uma vez partilhei aqui um artigo muito interessante da Dr.ª Cristina Sales sobre a importância da informação na nossa alimentação. Sei que circula muita informação pela internet do que se deve ou não se deve comer. Sei que nem toda é bem fundamentada e que é difícil, às vezes, separar o trigo do joio. Sei que cansa e passamos à frente, porque as rotinas, uma vez estabelecidas, ajudam à normalização do nosso quotidiano, já por si complicado e a mudança de hábitos significa sempre mais trabalho (nomeadamente numa fase inicial), medos e incertezas.
Mas, na minha modesta opinião, mais grave do que ter excesso de informação e muitas vezes até contraditória, é não ter acesso a nenhuma, que é o acontece com a maioria das pessoas. As escolhas diárias são feitas baseadas na fácil acessibilidade do produto, desde o local de compra à monetária, em anúncios publicitários dos meios de comunicação com promessas de facilitar o trabalho e tempo de confeção das refeições, ou simplesmente porque “toda a gente o faz”, sempre se fez assim e não questionam "velhos" (muitas vezes não assim tão velhos) hábitos. Talvez pela minha formação de base ser a pedagogia, acredito sinceramente que qualquer pessoa, se quiser, pode e deve tomar as rédeas da sua educação alimentar (e consequentemente da sua saúde) e não delegar nos outros (grandes marcas de produtos alimentares, cadeias de supermercado e até mesmo entidades de controlo de qualidade alimentar, etc.) a escolha do que deve comer. A (in)formação obriga-nos a pensar e pensar é poder escolher, em vez de deixar que os outros escolham por nós.
Deixo-vos mais um artigo sobre os efeitos de uma dieta com produtos de agricultura biológica, que me pareceu bem fundamentada. Mais um artigo para vos fazer pensar. 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente em que cada um deve escolher o tipo de alimentação que deve seguir. Alimentação saudável é aquilo que tento fazer, nem sempre biológica, pois nem sempre me é permitido obtê-la. Sempre gostei de experimentar produtos novos e saudáveis e curiosidade em saber mais sobre os mesmos e sobre os seus benefícios. Por isso toda a informação nesse sentido é bem vinda e todos os ensinamentos são uma mais valia. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é saber quais as alternativas existentes e estarmos informados sobre elas para podermos fazer as nossas escolhas ;) Obrigada pelo seu comentário

      Eliminar